Família

Boa notícia: a gente aprende dormindo; cientistas confirmam!

Seria, literalmente, nosso sonho

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

aprender-dormindo

O sono é precioso mesmo pra gente e para as crianças, mas isso todo mundo sabe. O que ainda não estava totalmente certo era a questão de aprender dormindo. Mais outro estudo divulgado recentemente vem tornando a história mais real.

Publicada no periódico científico Nature Communications, uma pesquisa descobriu que o cérebro é capaz de aprender durante uma fase de sono, a chamada REM (movimento rápido dos olhos, na sigla em inglês). Para chegar neste resultado, os pesquisadores monitoraram 20 pessoas.

Anúncio

FECHAR

Durante o sono e acordados, elas ouviram uma uma série de padrões de sons mesclados com ruídos brancos (sinal sonoro que contém todas as frequências na mesma potência, como o som do ar-condicionado ou da TV fora do ar).

No dia seguinte, as pessoas tiveram que identificar os padrões de sons a que haviam sido submetidas. Os que memorizaram melhor foram os que escutaram os sons durante a fase de sono REM. O pesquisador Thomas Andrillon, que conduziu o estudo, explica que enquanto dormimos, o cérebro faz as duas coisas – cada uma delas em uma fase diferente do sono.

Leia também:

Boa notícia: comer chocolate torna a pessoa mais propensa a amar, diz estudo

Boa notícia: menino sírio que comoveu a internet, aparece bem

Boa Notícia: ONU nomeia Malala como mensageira da paz

Pais&Filhos TV