Família

Bebê nasce saudável 11 semanas após mãe sofrer morte cerebral

O órgão poderá ter até duas gestações e depois disso precisará ser retirado - Freepik
Freepik

Publicado em 30/08/2023, às 09h06 por Sophia Dolores, filha de Lucineia e Nilo Júnior


Uma mulher, de 31 anos, que teve morte cerebral na 22ª semana de gestação,  foi capaz de manter o feto vivo até o final da gravidez e deu à luz a um bebê saudável. O caso inusitado ocorreu nos Estados Unidos e foi divulgado por médicos da Universidade da Flórida no último sábado, 26 de agosto, na revista científica ‘Cureus’.

Barriga de grávida, gravidez, gestação, barriga de gestante, gestante tocando na barriga, grávida tocando na barriga, grávida com a mão na barriga, gestante com a mão na barriga
O órgão poderá ter até duas gestações e depois disso precisará ser retirado (Foto: Freepik)

Conforme os pesquisadores da Universidade da Flórida, a mulher deu entrada no hospital com uma forte dor de cabeça. Logo depois ela teve uma convulsão e parou de responder. “Os resultados do exame preencheram os critérios da medicina nuclear para ‘morte cerebral’ e a paciente foi declarada morta no dia da admissão”, diz o estudo. Análises posteriores revelaram que a mulher havia sofrido um sangramento no cérebro.

Diante da possibilidade de manter o bebê vivo mesmo sob essa circunstância, a família da paciente expressou o desejo de continuar a gestação. Conforme aponta o relato, a ocasião exigiu extensa intervenção médica. A equipe precisou regular seus níveis de tiroxina e pressão arterial, enquanto anticoagulantes eram administrados.

Mãe de sete crianças engravida de quíntuplos
Ela inventou duas desculpas para explicara a falsa gravidez
(Foto: Pexels/ Matilda Wormwood)

Após 11 semanas, os cirurgiões realizaram uma cesariana, dando à luz o bebê com 33 semanas de gestação. Conforme os médicos responsáveis, a criança foi levada à unidade de terapia intensiva (UTI) neonatal para internação e recebeu alta depois de cinco dias. Após o parto, o suporte vital da mãe foi encerrado.

Apesar de ser raro, uma avaliação sistemática do caso descobriu outros 35 exemplos recentes de mulheres grávidas que sofreram morte cerebral. Destes, 27 terminaram a gestação com um bebê vivo, incluindo três partos normais. Dos que nasceram, dois tiveram complicações neurológicas graves e outros dois morreram logo após o nascimento.

A Retinopatia da Prematuridade não pode ser diagnosticada na gravidez (Foto: iStock)

Além disso, em 100% dos casos em que as pacientes tiveram morte cerebral após a 24ª semana de gestação, os bebês nasceram vivos. Mas este número cai para 50% quando a intercorrência acontece antes da 14ª semana.

Mãe com dois úteros tem gravidez rara e gera trigêmeos em órgãos diferentes

Uma moradora de Hampshire, no Reino Unido, teve a maior surpresa da vida dela ao saber uma nova gestação. Melanie Basset, mãe de duas crianças, ficou grávida de novo e, ao ir se consultar com um médico, descobriu que estava esperando não apenas por um bebê, mas por três – e que, ainda por cima, ela tinha dois úteros.

O caso de Melanie Basset é considerado o primeiro do Reino Unido e o quarto do mundo inteiro (Foto: Reprodução/DAILY MAIL)

A gravidez de Melanie não era tão simples quanto se esperava. De acordo com o médico, dois bebês estavam sendo gerados em um útero, enquanto o terceiro bebê estava se desenvolvendo no segundo órgão. Segundo o Daily Mail, a mãe já sabia que ela tinha dois órgãos reprodutores desde quando engravidou de Phoebe, sua primeira filha, que hoje tem 3 anos.

Após dois anos da primeira gravidez, Melanie gerou Blake, seu primeiro menino. Mas foi durante a terceira gestação que ela se surpreendeu com a condição. Brooke, Isabel e Beau completam um ano de vida em janeiro, mas os pais decidiram contar a história dos filhos somente agora.

Os gêmeos idênticos foram gerados dentro de um útero, enquanto o terceiro bebê se desenvolveu no segundo órgão (Foto: Reprodução/ DAILY MAIL)

Leia também

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

O momento da escolha do nome é superespecial e deve ser vivido com muito carinho pela família - Getty Images

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

(Foto: Silvio Avila/AFP)

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura

Essa lista vai te ajudar a escolher o nome ideal para o seu bebê se você adora a letra “A” - Shutterstock

Bebês

48 nomes de bebês para meninos e meninas com a letra ‘A’

Maurizio Gucci e Patrizia Reggiani - Reprodução/Arquivo pessoal

Família

Filha mais velha de Maurizio Gucci revela segredos da família após 27 anos de silêncio

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar