Família

Bebê de 11 meses morre afogado após cair na piscina de casa

Getty Images

Publicado em 20/03/2022, às 16h43 - Atualizado às 16h44 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


Neste último sábado, 19 de março, um bebê de 11 meses, morreu afogado em uma piscina no bairro Cidade Jardim, em Pirassununga, interior de São Paulo.

O acidente aconteceu pela tarde, por volta das 13h. A família estava organizando uma festa em casa quando a criança sumiu. Eles a encontraram afogada na piscina e acionaram a Polícia Militar e o Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu).

Bebê de 11 meses morre após se afogar na piscina de casa em Pirassununga, SP (Foto: Getty Images)

A mãe informou ao portal Metrópoles que havia uma proteção que dava acesso à piscina, no entanto não sabe informar se houve algum descuido de alguém que passou pelo local para liberar a entrada levando ao acidente.

Afogamento infantil: como prevenir esse tipo de acidente

No Brasil, os afogamentos são a segunda causa de morte entre crianças de 1 a 4 anos*. E a grande maioria deles acontece quando ignoramos os riscos e não respeitamos os limites. Como as crianças não têm maturidade e nem noção do que pode ser perigoso ou não, cabe aos pais e responsáveis orientar e supervisionar o tempo todo. Especialmente porque o afogamento nem sempre acontece só em piscinas ou praias.

As crianças, principalmente as menores, podem se afogar em baldes, bacias e até no vaso sanitário. Quando são pequenas, a cabeça e os membros superiores das crianças são mais pesados que o restante do corpo. Fica fácil perder o equilíbrio, cair e depois não saber como levantar. Por isso mesmo, todo cuidado é pouco.

“Cuidar não é só ficar olhando. É muito mais do que isso. Para tomar conta mesmo, é preciso abrir mão da diversão, do celular… Porque, depois que o acidente acontece, não tem mais volta”, alerta o pediatra Marco Antônio Chaves Gama, pai de Bruno e Gabriela e presidente do Departamento de Segurança da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

Apesar de comum, o afogamento infantil pode ser evitado com atitudes muito simples. O primeiro passo é sempre supervisionar e orientar sobre os riscos. A seguir, listamos o que você pode fazer para manter seu filho em segurança:

Essas dicas de proteção são focadas para evitar casos de afogamentos atrelados à piscinas – na sua casa ou em outro local que você frequenta com a sua família. Veja mais sobre o assunto, como evitar esse tipo de acidente e o que fazer caso o seu filho se afogue.


Palavras-chave
Bebê Piscina acidente Afogamento

Leia também

Família

Madonna faz doação grandiosa para vítimas do Rio Grande do Sul e valor impressiona

Família

Família é encontrada abraçada e sem vida sob escombros no Rio Grande do Sul

Família

Ticiane Pinheiro fala sobre decisão difícil para o casamento e família: "Coração fica acelerado"

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura

Família

Filhos de Madonna: cantora foi acusada de racismo e sofreu polêmica com adoção

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Família

Motivo da separação de Alexandre Nardoni e Anna Jatobá é revelado