Família

Barbie lança boneca inspirada em cientista brasileira que trabalhou com Covid-19

Divulgação Mattel

Publicado em 04/08/2021, às 14h07 - Atualizado às 14h21 por Pedro Pilon


Compartilhe:


A biomédica baiana Dra. Jaqueline Goes ganhou uma incrível homenagem da empresa Barbie, ela vai se tornar uma das bonecas da companhia! Isso pois ela se tornou conhecida depois de liderar uma equipe que sequenciou o genoma do vírus SARS-CoV-2 em apenas 48h no Brasil – tempo recorde se comparado a outros países.

A iniciativa faz parte da linha “Mulheres Inspiradoras” (Role Models em inglês), e Jaquelina vai ser presentada com uma boneca única feita especialmente para parecer com ela. Doutora em Patologia Humana e Experimental pela UFBA (Universidade Federal da Bahia), instituição associada à Fiocruz, e mestre em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa, a pesquisadora coordena o projeto CADDE (Centro de Descoberta, Diagnóstico, Genômica e Epidemiologia de Arbovírus), uma parceria do Brasil com o Reino Unido.

Aboneca foi feita à semelhança de Jaqueline Goes (Foto: Divulgação Mattel)

Agora, a baiana está marcada na história como uma das mulheres brilhantes homenageadas pela Barbie. Outras mulheres também foram homenageadas, como modelo americana Ashley Graham, a cosmonauta russa Anna Kikina, a modelo e ativista britânica Adwoa Aboah, a chef italiana Rossana Maziale e a surfista de ondas grandes Maya Gabeira – a primeira brasileira eleita pelo programa da boneca, em 2019 – dentre outras personalidades, da medicina e da música

“Enquanto cientista, mulher e negra, ser homenageada pela Barbie e me tornar um modelo para novas gerações é provar que através das oportunidades, o talento e inteligência podem alcançar e até gerar frutos positivos para uma nação. Crianças imaginam que podem ser o que quiserem, mas ver o que podem se tornar, ouvindo as trajetórias de outras pessoas e reconhecendo-se nelas faz toda a diferença”, conta Jaqueline.

O projeto

Lisa McKnight, vice-presidente sênior e chefe global da Barbie e bonecas da Mattel, conta como o projeto “Mulheres Inspiradoras” tem ajudado muito na questão de mostrar a meninas que elas podem fazer o que quiserem: “A Barbie reconhece que todos os trabalhadores da linha de frente fizeram enormes sacrifícios ao enfrentar a pandemia e os desafios que ela agravou”, diz ela, que complementa: “Para iluminar seus esforços, estamos compartilhando suas histórias e aproveitando a plataforma da Barbie para inspirar a próxima geração a seguir essas heroínas. Nossa esperança é nutrir e estimular a imaginação das crianças que interpretam seus próprios enredos como heróis”.


Palavras-chave
pfnoinsta homenagem Boneca Mulher covid-19 feminismo barbie médica empresa grande

Leia também

Família

Quem são os filhos de Madonna que participaram do show memorável no Rio de Janeiro?

Família

Ticiane Pinheiro fala sobre decisão difícil para o casamento e família: "Coração fica acelerado"

Família

Motorista de Porsche manda recado para a família da vítima: "Não tem nada que eu possa fazer"

Família

Maira Cardi muda de opinião sobre fala de Pastor que diz que beijou a filha na boca

Família

Filha da Madonna que ganhou nota dez de Anitta em show tem 11 anos e foi adotada

Família

Caso Madeleine McCann: mulher que alega ser menina desaparecida aparece em homenagem

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"

Família

Kayky Brito toma atitude contra Bruno de Luca 8 meses após acidente