Família

Avó começa a lutar boxe aos 75 anos para diminuir sintomas de Parkinson

Reprodução/ Reuters

Publicado em 22/03/2021, às 13h33 por Letícia Mutchnik


Compartilhe:


Uma avó de 75 anos, Nancy Van Der Stracten, seguiu o conselho do médico ao ser diagnosticada com Parkinson há 10 anos, a condição é um distúrbio cerebral degenerativo que causa tremores, rigidez e outros problemas relacionados ao caminhar e manter o equilíbrio e a coordenação. “Meu médico disse um dia que era proibido ficar parada”, contou ela, que hoje pratica boxe, três vezes por semana, para diminuir os sintomas da doença.

Infelizmente ainda não existe cura para a doença, no entanto, os sintomas podem ser atenuados com a prática de exercícios físicos. Exatamente por isso a senhora turca está sempre na academia se exercitando. Ela geralmente se aquece com uma caminhada na esteira e depois, segue para o esporte favorito: o boxe.

Logo após ser diagnosticada com Parkinson a senhora prometeu não se deixar abater. “Vá em frente, vá em frente. E esse é o meu conselho para todos. Faça um esporte e algo que você goste”, aconselhou Nancy. Segundo ela o boxe sem contato surgiu de forma repentina na vida dela.

A idosa foi a uma academia pesquisar exercícios que poderiam ajudá-la a controlar sua doença e hoje a prática é  mais do que uma terapia, ela ama e não consegue viver mais sem. Nancy pratica os golpes em um oponente que usa luvas acolchoadas. Ela nunca leva nenhum golpe, por isso, é uma maneira segura de fazer exercícios cardiovasculares que estimulam o cérebro, assim como o corpo.

Mas por que o boxe?

De acordo com o neurologista Geysu Karlikaya, o boxe é o exercício perfeito para alguém com Parkinson, mesmo que tenha idade avançada. “Estudos têm mostrado que o boxe sem contato é bom para o cérebro, por isso é bom para a doença de Parkinson. Vai curar a doença de Parkinson? Provavelmente não, por ser um distúrbio neurodegenerativo… Mas melhora a qualidade de vida dos pacientes”, afirma.


Palavras-chave
Esporte Avó boxe parkinson

Leia também

Família

Eliezer e Viih Tube recriam a foto que fizeram na 1ª gravidez e detalhe chama atenção

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Gravidez

"Fui demitida no dia que voltei da licença-maternidade depois de 5 minutos"

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"