Família

Para viver mais

10 alimentos que vão aumentar sua idade e a qualidade da sua vida

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Sua alimentação pode interferir nos seus anos de vida. Confira uma lista de alimentos que te farão viver mais e melhor

Por Marianna Perri, filha de Rita e José

Anúncio

FECHAR

Já que viver para sempre ainda é impossível, podemos tomar alguns cuidados para viver mais. E muito melhor!

É por isso que separamos dez alimentos que prometem melhorar sua qualidade de vida e aumentar seu número de aniversários. Confira as dicas:

Tomate

É o licopeno que faz do alimento um bom aliado na luta contra a idade, já que ele é um ótimo antioxidante, inibindo a formação de radicais livres e prevenindo o câncer. Além disso, o tomate impede a formação do mau colesterol e protege contra o mal de Alzheimer e Parkinson.

Cuidado com os agrotóxicos presentes no tomate e procure sempre pelo alimento orgânico, caso vá consumi-lo cru. Para potencializar o licopeno, faça um molho de tomate caseiro, com um fio de azeite de oliva extravirgem.

[!page]


Alho

O alho cru aumenta o sistema imunológico e combate as infecções. O alimento também ajuda na eliminação de açúcar no sangue, previne o colesterol e ainda é antioxidante.

Para potencializar os benefícios do alho, pique o alimento e aguarde cerca de 10 minutos antes de utilizá-lo nas refeições. Isso fará com que a aliina se transforme em alicina, substância responsável por reduzir níveis de colesterol, redução da coagulação sanguínea, aumento da imunidade e discreta queda da pressão sanguínea.

[!page]

Frutas vermelhas

No Brasil, o morango é a fruta mais consumida entre as vermelhas, mas a amora, mirtilo e a cranberry (pouco conhecida por aqui) ajudam a combater o envelhecimento das células e a formação de tumores, segundo uma pesquisa da Universidade de Brasília.

As frutas ainda têm ação antiinflamatória, anticancerígena e antialérgica. Além disso, há pesquisas que apontam que o mirtilo ajuda no emagrecimento, já que ela reduz o número de células de gordura e evita que novas apareçam.

Para que você possa se beneficiar das frutas vermelhas, um copo de suco por dia resolve.

[!page]

Castanha-do-pará

A castanha, agora também chamada de do Brasil, é rica em selênio, encontrado no solo do Pará. Este mineral tem propriedades que ativam a glândula tireóide e evitam a produção dos radicais livres, retardando o envelhecimento. O alimento ainda reduz o risco de doenças cardíacas.

[!page]

Maçã

A fruta é responsável por prevenir uma série de doenças cerebrovasculares e câncer de estômago, pulmão e fígado. Pesquisadores da Universidade Católica do Rio Grande do Sul ainda descobriram que a ingestão de cinco maçãs por semana faz com que as pessoas respirem e durmam melhor, além de apresentarem menos problemas na garganta e ajuda no emagrecimento, por ser rica em uma fibra que ajuda na saciedade.

[!page]

Linhaça

A ingestão de uma colher de sopa do alimento por dia ajuda a diminuir o colesterol ruim e o triglicérides. Não há um melhor horário para comer o alimento e ele pode ser misturado nas refeições ou batido com sucos e vitaminas.

[!page]

Azeite de Oliva Extra Virgem

Melhora a circulação, protege de doenças cardiovasculares e permite a absorção de nutrientes solúveis em gordura. O alimento é rico em vitamina E e gorduras monoinsaturadas, que participam da constituição das membranas das células.

[!page]

Canela

Além de diminuir a compulsão por doce, é digestiva e melhora a absorção dos alimentos. A canela ainda é considerada afrodisíaca, responsável pelo aumento da libido e da disposição.

Por melhorar a atividade da insulina, ajuda no tratamento e prevenção da diabetes, e ainda ajuda a evitar o sobrepeso e acúmulo de gorduras na região abdominal. Pode ser polvilhada com uma fruta quente (uma colher de sopa rasa) ou ser usada em pau em chás (cerca de 3 unidades em cada xícara).

[!page]

Espinafre

A luteína, substância presente no alimento, é antioxidante e reduz os efeitos maléficos do Sol na pele, além de ajudar a prevenção de problemas de visão. O espinafre ainda é rico em ferro, assim como o agrião.

[!page]

Peixes de água fria

Salmão e sardinha são as principais fontes de gordura boa e ômega 3 entre os peixes de água fria, com ação antiinflamatória e antioxidante.

O salmão pode ser consumido cru ou cozido. É melhor evitar o peixe defumado, já que as altas temperaturas alteram a gordura boa do alimento. Preste atenção da procedência do peixe, já que aqueles criados em cativeiro são pobres em ômega 3.

Consultoria: Andrezza Botelho, mãe de Luisa e Breno, nutricionista. Tel.:(11) 5082- 1598

Pais&Filhos TV