Família

Após eliminação da Seleção Brasileira, Marta se despede dos gramados para realizar sonho de ser mãe

Jogadora Marta - Reprodução/ Instagram
Reprodução/ Instagram

Publicado em 02/08/2023, às 08h10 por Sophia Dolores, filha de Lucineia e Nilo Júnior


Maior atleta do futebol feminino de todos os tempos, eleita seis vezes a melhor jogadora do mundo pela Fifa, e além de tudo, a camisa 10 da seleção brasileira teve uma despedida melancólica da Copa do Mundo de 2023. No empate sem gols com a Jamaica, na sua única partida como titular, o Brasil se despede do torneio na fase de grupos. Apesar disso, Marta encerra sua participação em Mundiais ostentando um recorde.

Jogadora Marta
Jogadora Marta (Foto: Reprodução/ Instagram)

Mesmo sem contabilizar nenhum gol nesta edição da competição, ela continua sendo a maior artilheira das Copas, entre homens e mulheres, com 17 gols e em 6 copas diferentes. A atacante não conseguiu ampliar ainda mais a vantagem sobre o alemão Miroslav Klose, com 16, mas ainda assim segue soberana no topo dos maiores goleadores da história.

Marta poderia ainda ter se tornado a primeira jogadora a fazer gols em seis edições diferentes de Copas, mas não balançou as redes. Ela começou no banco nos dois primeiros jogos do Brasil. Na estreia contra o Panamá, entrou aos 29 do 2º tempo no lugar de Ary Borges, autora de um ‘hat-trick’ naquela partida. Depois, na derrota por 2 a 1 para a França, ficou 14 minutos em campo.

Jogadora Marta fala sobre Copa do Mundo
Jogadora Marta fala sobre Copa do Mundo (Foto: Reprodução/ Instagram)

Mas foi nesta quarta-feira, 2 de julho, precisando vencer a Jamaica para se classificar às oitavas, que a técnica Pia escolheu Marta para começar como titular. A jogadora, no entanto, saiu aos 35 da etapa final encerrou sua participação no Mundial sem bolas na rede. A equipe empatou sem gols e caiu na fase de grupos.

Marta, que já conquistou seis vezes o título de melhor do mundo, duas medalhas de prata olímpicas e uma prata em Mundiais, é o maior nome do futebol feminino brasileiro da atualidade e um grande nome conhecido internacionalmente no esporte, mas sua próxima etapa na vida é se tornar mãe, ela pretende esperar o contrato com o Orlando Pride encerrar, para então focar no preparo corporal para engravidar.

Jogadora Marta com a namorada
Jogadora Marta com a namorada (Foto: Reprodução/ Instagram)

Em entrevista ao Globo Esporte, Marta falou sobre a decisão: “Porque tem muita coisa em jogo, vai depender muito, eu estou com 37, ano que vem vou fazer 38, uma próxima Copa estaria com que? Quarenta e um, aí é uma Formiga da vida, aí só Formiga conseguiu isso, e até hoje ela nunca me falou o segredo, se até lá ela me falar quem sabe, mas a gente também tem que pensar em outras coisas, ainda não descartei a possibilidade de ser mãe, então é algo que pode acontecer”, explicou ela.

O sonho de ser mãe já é de longa data: “Não, não é um sonho recente, sempre tive esse desejo […] eu não tenho uma foto de quando eu era bebê, pela dificuldade da minha família […] minha mãe criou a gente sozinha, quatro filhos, não tinha condições de pedir um fotógrafo pra tirar uma foto e quando pediu deve ter perdido, então até tinha aquelas fotos que você olha pelo binóculo mas perdeu de mudança de uma casa pra outra. Às vezes, tento imaginar como eu era quando era criança e também pelo fato de eu gostar muito de criança, apesar de eu ser teoricamente mãe de meus sobrinhos, mas quero me olhar e me enxergar mãe de alguma maneira”, contou a atleta.


Leia também

Jogador do Corinthians - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Causa da morte de jovem após encontro com jogador do Corinthians vem à tona 2 meses depois

Foto: Reprodução/ Instagram

Bebês

Fernanda Paes Leme recusa visitas após o nascimento da filha: "Não consigo e não quero"

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Anna Jatobá retira sobrenome do ex-marido depois do fim do relacionamento - (Foto: Divulgação)

Família

Anna Jatobá e filhos excluem sobrenome de Alexandre Nardoni após separação

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

O corpo começa a dar sinais de que vem bebê aí bem antes da menstruação atrasar - Getty Images

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

Amanda Kimberlly confirma gravidez - (Foto: reprodução/Instagram)

Gravidez

Suposta mãe do 3º filho de Neymar confirma gravidez nas redes sociais

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar