Publicado em 23/03/2022, às 10h28 - Atualizado às 10h41 por Redação Pais&Filhos
Devido alguns percalços da vida, a Lídia Lopes parou de estudar enquanto era jovem. No entanto, o seu desejo de concluir o ensino médio nunca foi embora. Sendo assim, após 35 anos sem frequentar uma escola, a mulher decidiu retomar os estudos e se matriculou na mesma instituição que o neto de 20 anos, o Willans Oliveira. Ambos se formaram no início deste ano, após concluírem o 2º grau, em uma escola na cidade de Ananindeua, no Pará.
“Eu me casei muito cedo, parei de estudar para cuidar da minha família. Mas quando fui fazer a matrícula do meu neto no EJA (Educação de Jovens e Adultos), o diretor me perguntou se eu teria interesse em voltar a estudar e só pensei: ‘como voltar para a escola agora’?!”, disse Lídia, em entrevista ao R7.
Embora os questionamentos se fizessem presente nos pensamentos de Lígia, ela, com muita determinação, conversou com toda a família para expressar o desejo de voltar ao ensino médio. “Falei com meu marido, com os meus filhos e as minhas irmãs e todos me apoiaram, me incentivaram e meu neto ficou muito feliz, como criança que ganha um doce”, falou.
A avó matriculou o neto no EJA, pois, o Willans foi diagnosticado com TDAH com apenas dois anos de idade. Por conta desse diagnóstico, durante toda a vida escolar do Willians, ele sofreu preconceito e bullying. Tais ataques fizeram com que o rapaz tivesse o desejo de abandonar a escola, sendo assim, ele teve que concluir o ensino médio pela Educação para Jovens e Adultos.
“Eu sempre cuidei do meu neto, aos 4 anos ele foi para a escola, eu levava os laudos na matrícula e, até ele completar 13 anos de idade, não tivemos problemas com a escola. Um dia, ele me perguntou se era doido, me disse que os meninos não queriam amizade e que sofria bullying. Aos 15 anos, Willans decidiu parar de estudar e eu respeitei a decisão dele”, complementou.
Os dois concluíram o ensino médio pelo EJA (Educação de Jovens e Adultos) pelo Sesi. Mesmo durante a pandemia da Covid-19, os dois continuaram os estudos de maneira online.
“Estudar com meu neto foi uma alegria, ele fez amigos, me cobrava para estudar, para entregar as tarefas; muitas vezes eu terminava de lavar a louça e ele já estava me esperando para fazermos juntos as atividades. […] Agora, o meu sonho é ver meu neto trabalhando com computação, a área que ele pretende seguir”, finalizou.
Notícias
Luciana Gimenez fala sobre gravidez de terceiro filho aos 54 anos: "Sonhos e desejos"
Notícias 📣
Edu Guedes fala sobre primeiro filho com Ana Hickmann: "Deus vai escrevendo as coisas"
Família
Nanda Costa desabafa aos prantos sobre situação vivida com as filhas: "Queria dividir"
Família
Ticiane Pinheiro fala sobre gravidez e chegada de segundo filho com César Tralli
Família
Namorado da Xuxa descobre que tem filho de quase 40 anos após teste de DNA
Família
Sandra Annenberg rebate críticas ao apoiar sexualidade da filha com Ernesto Paglia
Família
Sasha Meneghel abre o jogo e fala sobre relação com os irmãos: “Tive que dar uma regulada nisso”
Família
Thiaguinho fala sobre casamento e chegada do 1º filho com Carol Peixinho: “Construindo nossos sonhos”