Publicado em 04/06/2021, às 19h13 por Hanna Rahal, filha de Lydiana
Nesta sexta-feira, 4 de junho, a diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, a importação temporária e excepcional da vacina Sputnik V, da Rússia, e da vacina Covaxin, da Índia, mas com restrições para o uso de ambos os imunizantes no país.
A maioria na Anvisa aprovou importação de doses da Sputnik V e Covaxin. Essa autorização tem caráter emergencial e temporário, e foi autorizada sob restrições de uso das vacinas da Rússia e da Índia para determinados públicos.
As aprovações tiveram 3 votos favoráveis e 1 contrário. Grávidas, pessoas com doenças crônicas não controladas, pessoas com HIV e com histórico de anafilaxia pós-vacinação não devem tomar a vacina. Os diretores fizeram ressalvas sobre o andamento dos estudos dos imunizantes.
Anteriormente, o órgão rejeitou a importação de ambos os imunizantes. Atualmente, quatro imunizantes têm autorização para aplicação no Brasil: CoronaVac, AstraZeneca/Oxford, Pfizer/BioNTech e Janssen. O Ministério da Saúde já reservou mais de 20 milhões de doses da Covaxin e aguarda a autorização da Anvisa para importar as doses.
A decisão vale apenas para lotes específicos de imunizantes trazidos de fora e não configura autorização de uso emergencial pela agência. Protocolos rígidos devem ser seguidos para uso controlado dos imunizantes.
Família
Roberto Justus fala sobre desgaste no relacionamento com Ana Paula Siebert: “Ela odeia”
Família
Silvio Santos tinha 5 irmãos: saiba quem são eles e o que fazem atualmente
Família
Filha mais discreta de Leonardo e agrônoma: conheça a madrinha de José Leonardo
Família
Datas de nascimento que estão ligadas ao dom da inteligência
Família
Sthefany Brito mostra rosto do segundo filho pela 1ª vez: "Pacotinho de amor"
Família
Fenômeno raro 'chuva negra' atingirá região do Brasil após frente fria
Família
João Guilherme fala sobre o nascimento do terceiro filho de Virginia Fonseca: "Fofura"
Família
Beiçola de 'A Grande Família' é recusado em Retiro dos Artistas após despejo: "Não há vagas"