Publicado em 11/08/2019, às 07h10 - Atualizado em 30/01/2020, às 19h27 por Yulia Serra, Filha de Suzimar e Leopoldo
Ser pai não é uma tarefa simples, por isso o Dia dos Pais é uma data especial para ser muito comemorada. Rafael Cafalchi Ramos sabe disso e este ano ganhou um motivo a mais para celebrar a data em família. Isso porque o analista de Suporte Técnico salvou a vida da filha ao doar o fígado.
Alice começou a sentir os primeiros sintomas da OTC, uma doença genética que impede que o metabolismo realize o trabalho completo, em julho de 2018, mas o diagnóstico comprovando o caso só veio em fevereiro de 2019. Esse período de 7 meses foi marcado por muitas visitas no hospital e um descaso público tremendo.
A doença é rara e o tratamento precisa ser imediato, uma vez que a criança não irá se sentir bem ao comer certos alimentos, que contém proteína, e eles começaram a se acumular no corpo. É possível realizar uma dieta para diminuir os sintomas, mas a única chance de acabar com a doença, é o transplante.
Assim, alguns meses depois do processo no hospital, os médicos sugeriram a cirurgia como saída. Rafael logo se prontificou para ser o doador. No dia primeiro de maio, o transplante foi realizado, somando 6 horas com Rafael e 10 horas com Alice. “Foi feito um cálculo, em que 10% do peso dela seria a quantidade do órgão que ela precisava. Mas, de qualquer forma, seria removido 30% do meu. Foi feito um corte no meio do peito para transplantar o fígado e eles retiram a vesícula também, então tenho que ter cuidado em comer muita gordura”, explicou ao G1.
A recuperação da menina tem sido muito positiva, tendo engordado 4kg em três meses e voltado para uma alimentação normal. O pai revela que o sentimento é de gratidão e agora espera que, aos poucos, a filha possa retomar a rotina, indo até a escola e brincando com os colegas, mas por enquanto está muito feliz com a situação.
“Salvar a vida da minha filha foi sem dúvidas o melhor presente que eu poderia ganhar de Dia dos Pais. Não há nada melhor do que vê-la bem, passeando e podendo comer o que quiser”, garantiu ao portal de notícias. A mãe da menina, Carolina dos Santos Sessa Batista também concorda.
“O ato dele significou tudo pra mim e sei o quanto foi gratificante para ele. Fui abençoada em dar a luz a ela, e ele foi abençoado por ter a oportunidade de dar uma nova vida a Alice”, afirmou. Hoje, Carolina considera o marido um heróida família.
Aproveitando a data, os pais da redação também gravaram uma mensagem:
Leia também:
Pai doa rim para filha com doença degenerativa e história é emocionante
Família
Fabiula Nascimento anuncia mudança em 'status de relacionamento': "O amor e o respeito continuam"
Família
Frente fria após período de intenso calor em setembro já tem data para chegar
Gravidez
Paolla Oliveira fala sobre gravidez e decisão de filhos aos 41 anos: "É libertador"
Família
Sandra Annenberg rebate críticas ao apoiar sexualidade da filha com Ernesto Paglia
Família
Silvio Santos tinha 5 irmãos: saiba quem são eles e o que fazem atualmente
Família
Nova frente fria em meio a período intenso de calor já tem data para chegar
Família
Nanda Costa desabafa aos prantos sobre situação vivida com as filhas: "Queria dividir"
Família
Homem tortura pai de 69 anos e publica vídeos do momento nas redes sociais