Família

Alison conta história por trás de cicatriz que chamou atenção e acidente na infância serve de alerta

Reprodução/ ESPN

Publicado em 03/08/2021, às 09h14 por Luiza Fernandes


Compartilhe:


Alison dos Santos conquistou medalha de bronze na corrida de 400m com barreira nas Olimpíadas de Tóquio. Durante a competição, outra coisa além da habilidade do atleta chamou a atenção do público: uma cicatriz na cabeça. Sobre isso, Alison resolveu explicar de uma vez o acidente na infância que causou a marca – e o caso serve de alerta.

Segundo o corredor, um acidente com apenas 10 meses de idade marcou para sempre a sua cabeça. Isso porque, em casa, uma panela cheia de óleo quente caiu em cima da cabeça dele. A situação deixou Alison, quando era apenas um bebê, com graves queimaduras por todo o corpo.

Por sorte, Alison conseguiu se recuperar do acidente após meses internado no hospital – contudo, as marcas nunca mais deixaram seu corpo. Ele aprendeu a crescer e conviver com as cicatrizes – que, também segundo ele, lhe causaram muita timidez. Foi um milagre que o atleta saísse sem danos mais graves do acidente doméstico, por isso, é importante se atentar e tomar os devidos cuidados.

Para se prevenir!

Todos os anos 1 milhão de pessoas são vítimas de queimaduras. A maioria, cerca de 80%, se acidenta em casa, em situações do dia a dia. E do total, 40% tem menos de 10 anos. Ou seja, esse é um assunto que merece total atenção de pais e mães.

Conversamos com o cirurgião especializado em queimaduras do Centro de Trauma do Hospital 9 de Julho, Luiz Phillipe Molina, pai de Gabriel e João. Ele contou quais são os eventos mais comuns e como evitá-los:

1. Sopa quente queima mais que água quente – “Quando a água cai, ela se resfria e escorre, sem ficar muito tempo na região. Já o caldo da sopa é grosso e fica mais tempo em contato com a pele”, explica o cirurgião. O mesmo comparativo serve pra outras comidas muito quentes e café, por exemplo, que é quente mas também escorre.

2. A primeira coisa quando queimar: água, muita água – A água usada deve estar na temperatura ambiente, que é de mais ou menos 25ºC. Isso porque, de acordo com o cirurgião, a água fria evita que a queimadura continue lesionando a pele nas camadas intermediárias que ela tem. Se a queimadura for pequena, como por exemplo na mão, leve a criança para a torneira. Se for mais grave, já para o chuveiro direto. Depois do banho, toalhas e roupas limpas, pra evitar infecção.

É importante usar muita água nos ferimentos (Foto: Getty Images)

3. Borra de café na ferida e teia de aranha na ferida? – É uma lenda antiga do interior e algumas pessoas ainda usam. Mas acredite: não só não resolve como piora ainda mais a situação. “O local já está frágil e sujeito a infecção. Colocar uma coisa suja sobre ela só piora”, alerta o especialista.

4. Pasta de dente e pomada também estão proibidas – Primeiro, porque ao chegar no hospital a meleca vai precisar ser retirada pra limpar. Segundo, porque podem irritar ainda mais a pele. “Eles podem conter produtos químicos que não se sabe o que vão causar”, diz Molina.

5. Gelo também não pode – E porque água fria pode, então? “Porque o gelo também queima, como o fogo, mas por temperatura negativa”, explica o cirurgião.

6. Ao aquecer a comida da criança no microondas ou a água do banho, prove sem ela no colo – Segundo Molina, se a mãe errou na mão e na hora de provar na pele de fato estava quente demais, a tendência é que ela faça um movimento de defesa com os braços e derrubar no filho sem querer. “Às vezes ela não sente mesmo”, alerta.


Palavras-chave
Comportamento Família Famosos Sempre alerta cicatriz atletismo Olimpíadas de Tóquio alison dos santos

Leia também

Família

Quem são os filhos de Madonna que participaram do show memorável no Rio de Janeiro?

Família

Maira Cardi muda de opinião sobre fala de Pastor que diz que beijou a filha na boca

Família

Filha da Madonna que ganhou nota dez de Anitta em show tem 11 anos e foi adotada

Família

Kayky Brito toma atitude contra Bruno de Luca 8 meses após acidente

Família

Maira Cardi defende pastor que relatou ter beijado a boca da filha para ser “1º homem dela"

Família

Caso Madeleine McCann: mulher que alega ser menina desaparecida aparece em homenagem

Família

Motorista da Porsche que matou motorista de aplicativo é preso por desembargador

Família

Saiba quem é amante de Belo, modelo que já foi presa