Família

Alerta: Cantareira atinge pior nível desde o fim da crise hídrica em São Paulo

Reprodução/ CNN

Publicado em 07/12/2020, às 09h05 por Letícia Mutchnik


Compartilhe:


O nível de água dos reservatórios que abastecem a cidade de São Paulo começaram a preocupar os especialistas. Eles, com a tentativa de evitar uma outra crise hídrica acionaram estado de alerta. A situação é a pior desde 2015, quando o estado estava se recuperando da mais recente crise hídrica e a Cantareira usava a reserva técnica, conhecida como volume morto.

De acordo com a Sabesp, até o último domingo, 6 de dezembro,  o volume total armazenado nos sistemas que abastecem a Região Metropolitana era de 43,5%. No Sistema Cantareira, responsável por abastecer cerca de 9 milhões de pessoas segundo a Agência Nacional de Águas, o índice era de 31,3%.

O que coloca a Cantareira na Faixa 3, alerta da classificação definida pela ANA e o Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo, que determina as condições de operação do sistema. Essa classificação divide o sistema em cinco faixas, sendo a primeira (considerada normal) quando o volume útil acumulado for igual ou superior a 60% e a quinta e última (a chamada faixa especial) quando o acumulado for inferior a 20%.

“A gente corre, sim, um risco grande de uma nova crise hídrica pelo menos até metade de 2021”, disse o professor do programa de pós-graduação em Ciência Ambiental do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da USP, Pedro Côrtes, para a CNN.

“Não temos esse risco imediato, mas pode ser que a gente entre no período de estiagem, a partir de março, com uma situação difícil e tenha dificuldade em vencer o outono, o inverno e até o começo da primavera, quando esse volume pode começar a se recompor”, explicou.

Neste ano 8 dos 11 meses foram abaixo da expectativa pluvial (Foto: Getty Images)

Outro ponto levantado pelo especialista é que, desde o final da crise hídrica, o Sistema Cantareira não foi capaz de se recuperar totalmente e voltar a patamares superiores a 65% de sua capacidade total.

Além de que, neste ano, o nível de chuvas no sistema ficou abaixo do esperado em 8 de 11 meses, considerando dados da Sabesp de janeiro a novembro. Além disso, em dois deles (maio e julho) choveu menos de 20% da média histórica e em abril choveu apenas 3% do esperado para o período.

Dicas para economizar água


Palavras-chave
alerta Chuva água crise hídrica

Leia também

Família

Quem são os filhos de Madonna que participaram do show memorável no Rio de Janeiro?

Família

Kayky Brito toma atitude contra Bruno de Luca 8 meses após acidente

Família

Motorista da Porsche que matou motorista de aplicativo é preso por desembargador

Família

Maira Cardi muda de opinião sobre fala de Pastor que diz que beijou a filha na boca

Família

Maira Cardi defende pastor que relatou ter beijado a boca da filha para ser “1º homem dela"

Família

Filhos de Madonna pretendem interditar a cantora por ‘agir como se ainda tivesse 20 anos’

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar