Família

“Achei que era remédio, era veneno”, diz mãe que perdeu o filho de 8 anos após criança tomar xarope

Reprodução/ Pexels

Publicado em 06/03/2023, às 11h41 - Atualizado às 11h42 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


Um xarope para tosse está está sendo a causa da morte de várias crianças na Indonésia. Mais de 200 crianças morreram e outras ficaram com sequelas após tomar o medicamento. Acontece que o remédio que as crianças tomaram, estava infectado com produtos químicos que são venenosos.

Segundo as próprias autoridades da Indonésia apontaram que as crianças tiveram lesão renal aguda, sendo a principal causa de óbito. Em sua maioria, as crianças tinham menos de 7 anos. Já, os menores que sobreviveram após ingerir o xarope, estão com sequelas, por exemplo, não conseguem engolir, mexer os membros superiores e inferiores e não conseguem falar também.

A AFP disse que a OMS (Organização Mundial da Saúde) fizeram uma ação coletiva, tendo como alvo o Ministério da Saúde da Indonésia, a agência de alimentos e medicamentos, além de 8 empresas que estão vendendo esses xaropes. Acontece que nesses produtos, tem uma quantidade ‘inaceitável’ de dietileno gicol e etileno glicol e detectadas em 116 substâncias medicinais, que foram proibidas em ao menos, 6 países.

O caso está acontecendo na Indonésia (Foto: Reprodução/ Pexels)

“Esses contaminantes são produtos químicos tóxicos usados ​​como solventes industriais e agentes anticongelantes que podem ser fatais mesmo em pequenas quantidades e nunca devem ser encontrados em medicamentos”, falou a OMS em janeiro, segundo a AFP.

Nessa mesma reportagem, uma mãe identificada como Safitri Pupsa Rani, perdeu o filho de 8 anos e falou que quer que as pessoas de fora vejam o que os pais na Indonésia estão sofrendo. “Sei que não tem nada que possamos fazer para trazer Panghegar (o filho) de volta, mas esta é a minha última responsabilidade como mãe”, disse ela, que está querendo justiça.

Já, após tantas mortes e sequelas, pais e responsáveis participaram de uma audiência no tribunal e usaram roupas pretas com a escrita: “Achei que era remédio, era veneno”, se referindo ao produto. A polícia local começou a investigação sobre o caso, em que prendeu 4 suspeitos em 5 empresas.

No entanto, os pais falaram que não é o suficiente. O advogado que está representando eles, Awan Puryadi, disse que desde o início, o caso não está sendo tratado como prioritário, “Todas as vítimas que ainda estão vivas e ainda estão sendo tratadas devem ser cobertas pelo governo pelo resto de suas vidas”. A próxima audiência sobre o caso será no dia 9 de março.

Momento nostalgia: a gente tem um teste para você, mãe e pai!


Palavras-chave
crianças Justiça indonésia envenenamento envenenar sequelas xarope Caso global Envenenamento sintomas Morte de crianças Xarope com açúcar Xarope com veneno Xarope Indonésia Xarope para tosse

Leia também

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

Família

Mãe do 3° filho de Neymar recebe presente de Dia das mães da família do jogador

Família

Iza e Yuri Lima anunciam o nome do bebê em chá revelação emocionante

Família

Nadja Haddad fala pela 1ª vez depois da perda do filho recém-nascido: “Não perca sua fé”

Especiais / Dia das mães

Dia das Mães: mensagens, frases e legendas especiais para emocionar

Família

M0rre filho recém-nascido da apresentadora Nadja Haddad: "Deus o recolheu e o poupou da dor"

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura