Família

Academia Americana do Sono alerta para os riscos de melatonina sem prescrição médica para crianças

IStock

Publicado em 29/09/2022, às 13h35 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


A Academia Americana de Medicina do Sono (AASM) soltou novas recomendações sobre o uso de suplementos de melatonina para crianças. No documento, alertam para os riscos da medicação sem prescrição médica. De acordo com dados do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), dos Estados Unidos, o consumo pediátrico de melatonina registrado aumentou 530% entre 2012 e 2021. Nos Estados Unidos, é comum a venda de melatonina em forma de ursinhos e balas, anunciado como auxílio para dormir.

Não é comprovado cientificamente que a melatonina ajuda na insônia das crianças (Foto: IStock)

Um estudo, publicado no Journal of Clinical Sleep Medicine, em 2017, examinou a quantidade de melatonina em aproximadamente 30 marcas de suplementos e descobriu que mais de 71% dos produtos não atendiam às alegações do rótulo. “Embora a melatonina possa ser útil no tratamento de certos distúrbios do sono-vigília, como o jet lag [distúrbio temporário do sono que pode ser causado por mudanças no fuso horário], há muito menos evidências de que pode ajudar crianças ou adultos saudáveis ​​a adormecer mais rápido”, disse o pneumologista, vice-presidente do Comitê de Segurança Pública da AASM e especialista em medicina do sono e cuidados intensivos M. Adeel Rishi, da Universidade de Medicina e Saúde de Indiana.

E completa: “A disponibilidade de melatonina como gomas ou comprimidos mastigáveis ​​torna mais tentador dar às crianças e mais propensos a overdose.” O especialista recomenda ainda que pais busquem outras soluções para substituir o medicação. “Em vez de recorrer à melatonina, os pais devem trabalhar para incentivar seus filhos a desenvolverem bons hábitos de sono, como definir um horário regular para dormir e acordar, ter uma rotina de dormir e limitar o tempo de tela à medida que a hora de dormir se aproxima “, acrescentou.

No comunicado, o pneumologista e especialista em sono Baljinder S. Sidhu reforça também que é importante que as famílias saibam que, embora a melatonina possa ser usada para certas situações, como em alguns casos de Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e outras condições crônicas de saúde que afetam o sono, a administração só deve ser feita com a recomendação de um médico. Segundo a AASM, há poucas evidências de que seja eficaz no tratamento de insônia em crianças saudáveis. Além disso, ela a regulação para a indústria não é tão rígida, já que é classificado como “suplemento dietético”.

Assista agora o podcast Mãe Natureba:


Palavras-chave
crianças sono do bebê melatonina rotina do sono Academia Americana de Medicina do Sono

Leia também

Família

Mãe que procurava bebê gêmea diz que filha foi encontrada m0rta nas enchentes do RS

Família

M0rre filho recém-nascido da apresentadora Nadja Haddad: "Deus o recolheu e o poupou da dor"

Especiais / Dia das mães

Dia das Mães: mensagens, frases e legendas especiais para emocionar

Família

Pressão familiar fez Endrick terminar o seu primeiro namoro

Família

Bebê de 2 meses é resgatado no RS por motociclista: "Achei que era um brinquedo de tão pequeno"

Especiais / Dia das mães

Frases e mensagens de Dia das Mães para vó: veja inspirações especiais para a sua

Família

Rafa Kalimann conta que perdeu bebê após abort0 espontâneo: "Essa dor não é normal"

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura