Família

A maioria dos casos de internação por síndrome gripal grave em Aracaju são de crianças, segundo SMS

Getty Images

Publicado em 12/05/2022, às 15h29 - Atualizado às 15h37 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


O número de crianças internadas por Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG) aumentou em 114,28% em Aracaju. Conforme dados da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o crescimento dos números foi significativo principalmente na faixa etária de 0 a 4 anos e foi notado em crianças.

Foram cerca de 522 atendimentos em crianças na faixa etária de 10 anos, e, 342 em crianças de 0 a 4 anos, segundo a SMS. A secretaria de Saúde de Aracaju, Waneska Barboza, falou sobre a importância da vacinação contra influenza para crianças com menos de seis anos, principalmente pois essa faixa etária estão fora do grupo vacinal contra Covid-19.

“Mesmo nosso estado tendo predominância do clima mais quente, atualmente temos tido períodos com chuvas e essa alteração favorece o surgimento de sintomas gripais. Paralelo a isso, o município aderiu à Campanha Nacional contra a Influenza, que está imunizando crianças com idade entre seis meses a menor de cinco anos. Portanto, para evitar mais casos de síndromes respiratórias, alertamos os pais e responsáveis para levar as crianças para receber a vacina contra a gripe e protegê-las de quadros respiratórios graves”, falou ela em nota.

A vacinação é a única resposta para erradicar a doença (Foto: Getty Images)

Essas doenças são muitas das vezes, responsáveis por desencadear infecções pulmonares e o termo ‘SRAG’ não é necessariamente associado a contaminação por coronavírus. A vacinação contra Influenza acontece em crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade. A campanha se iniciou no dia 2 de maio e já foram vacinadas 2.880 crianças, 7,89% da meta. Para aumentar o número de vacinados, são cerca de 45 salas de vacina disponíveis nas UBS da cidade e em três shoppings da capital.

Doenças de outono e inverno

Como prevenir

Alguns cuidados podem evitar que seu filho tenha doenças mais graves. Para prevenir as alergias do outono, recomenda-se evitar locais fechados, grandes aglomerações, lavar a mão com frequência ou usar o álcool, vacinar-se contra a gripe e fazer o controle ambiental:

– Visite a escola para observar a higiene e se o lugar é ventilado, principalmente no inverno. Veja também se os funcionários estão bem orientados. A supervisão de um pediatra é válida.

– Deixe a criança brincar com a natureza: é bom ter contato com a areia, com a grama do quintal, com a água. Isso vai fortalecer o sistema imunológico e facilitar o contato com outras crianças. Oriente o seu filho para que sempre lave as mãos.

– O aleitamento materno e, posteriormente, uma alimentação saudável, também são fundamentais.

– Boas noites de sono fazem diferença. Um bebê recém-nascido deve dormir por volta de 20 horas por dia. A partir de dois anos de idade, dez horas são suficientes, contando com um descanso de mais duas horas durante o dia. Já na fase pré-escolar (1 a 4 anos de idade), dez horas bastam. Oriente para que ele não durma tarde e também acorde mais cedo para aproveitar o sol da manhã, que é menos agressivo e ajudará a aumentar as suas defesas.

Desinfete objetos e superfícies regularmente em casa e evite expor as crianças à fumaça de cigarro.

– Outro fator que interfere na resistência imunológica é o emocional: um ambiente agradável, seja na escola ou dentro de casa, é essencial para que ele permaneça saudável – e feliz!

E quando ele ficar doente?

Se o seu filho estiver doente, é importante que fique afastado da escola. É um cuidado com a saúde dos colegas e também com a dele, pois a imunidade estará mais baixa e a recuperação será mais difícil. Além disso, é nesse momento que a criança fica mais suscetível a contrair outras doenças. Se você acha que a criança fica doente com frequência e que isso gera mais complicações do que o normal, vá ao médico. Não se esqueça de sempre fazer um acompanhamento com o pediatra.

O que é, o que é

Caso seu filho fique doente, a melhor arma é a informação. Conheça as principais doenças e sintomas para você ficar sempre de olho

Quais são elas?

Resfriado

O que é: infecção viral nas vias respiratórias superiores.

Causa: Há mais de 200 tipos de vírus. Eles penetram no corpo pela boca, olhos, nariz. O contágio acontece pelo ar ou contato físico. Sintomas: coriza, espirros, tosse, dor de garganta, dor no corpo e febre baixa.

Quando ir ao médico: abatimento e febre alta.

Gripe

O que é: infecção contagiosa do sistema respiratório causada pelo vírus Influenza.

Causa: no ar ou pelo contato direto com pessoas gripadas.

Sintomas: febre alta, dores, cansaço, tosse seca, espirro, coriza.

Quando ir ao médico: se a criança estiver com dor forte na cabeça, no corpo e dificuldade de respirar.

Pneumonia

O que é: infecção dos pulmões.

Causa: infecções bacterianas ou virais, resfriado malcurado, exposição a fumo e ar condicionado.

Sintomas: febre alta, dor no tórax, abatimento, inapetência, tosse e dificuldade de respirar.

Quando ir ao médico:  se a criança tiver febre alta, abatida e com catarro amarelo ou esverdeado e dificuldade de respirar.

Sinusite

O que é: inflamação da membrana que reveste a cavidade nasal e os seios da face.

Causa: por alergia, infecção ou como consequência de infecções das vias aéreas superiores que não foram tratadas corretamente.

Sintomas: dores de cabeça, pressão na parte superior da cabeça e seios da face, nariz entupido, coriza, tosse.

Quando ir ao médico: se a criança tiver febre, fraqueza, dores de cabeça, nos seios da face e região superior, mal-estar e piora da tosse com secreção esverdeada.

Bronquiolite

O que é: infecção dos brônquios, ramificações que levam ar aos pulmões. A doença acomete principalmente bebês e crianças de até 2 anos.

Causa: a principal causa é o vírus sincial respiratório.

Sintomas: obstrução da saída do ar e esforço para respirar. Febre, chiado no peito e tosse.

Quando ir ao médico: se a criança estiver com febre, aparência abatida, respiração rápida com esforço, peito chiando e extremidades azuladas

Asma

O que é: doença inflamatória das vias aéreas inferiores (brônquios).

Causa: existem diferentes causas para a asma, que podem ser alergias provocadas por perfumes e aromas, pelos de animais, ácaros, poeira ou alguns alimentos como leite ou ovos.

Sintomas: sensação de aperto no peito, dificuldades para respirar e tosse com chiado. Pode causar também irritabilidade, recusa de alimentos, respiração forçada e movimentação intensa das narinas.

Quando ir ao médico:  se a criança tiver  dificuldade para respirar e até falar. Se apresentar coloração azulada em torno da boca.

Otite

O que é: infecção de ouvido que pode ser externa, localizada na orelha, ou média, ligada à porção interna do ouvido.

Causa: na maioria das vezes, a inflamação é causada por vírus, bactérias ou fungos. Costuma ocorrer durante ou após gripes, resfriados ou infecções na garganta ou respiratórias.

Sintomas: na otite média ocorre redução da audição, perda de apetite, eliminação de secreção pela orelha e febre. Crianças menores às vezes tem vômito e diarreia. Na otite externa, dor forte e abafamento do som.

Quando ir ao médico:  se a criança manifestar irritabilidade e sair secreção do ouvido.

Rinite

O que é: doença inflamatória crônica das mucosas do nariz. Nos casos agudos, sua duração é de até três semanas, e, nos casos crônicos, se prolonga por mais de 21 dias.

Causa: contato com poeira, ácaros e fungos, ar condicionado, mudanças bruscas de temperatura.

Sintomas: secreção nasal, tosse, espirros, olhos vermelhos, coceira nos olhos e no nariz. Se não for tratada de forma correta, pode expor a criança a outras doenças das vias respiratórias, como a sinusite e crises de asma.

Quando ir ao médico:  se a criança ficar agitada, com dificuldade para respirar, tiver inchaço nos lábios ou olhos. E piora da tosse.

Amigdalite

O que é: inflamação nas amígdalas, que pode ser ocasionada tanto por vírus quanto por bactérias.

Causa: os casos virais ocorrem como consequência de gripes e resfriados e desaparecem com a melhora do organismo. Já os causados por bactérias necessitam de cuidados com antibióticos.

Sintomas: dor de garganta, dificuldade para engolir, febre acima de 38º, dor de cabeça e mal- estar, mau hálito, ausência de apetite, amígdalas inchadas e vermelhas e pode haver ocorrência de pus.

Quando ir ao médico:  se houver placa de pus na garganta, febre alta e falta de apetite.


Palavras-chave
crianças vacinação inverno frio influenza doença respiratória outono sinusite faringite Aumento de gripe bronquite Friagem Número de casos rinite SRAG

Leia também

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Família

Ticiane Pinheiro mostra Rafa Justus e ela prontas para festa de 15 anos

Família

Mãe de Isabella Nardoni fala sobre divulgação do rosto dos filhos pela primeira vez

Família

Ex-namorada de Anderson, do Molejo, fala sobre morte do cantor: "Arrasada"

Família

Carol Nakamura desabafa sobre decisão de filho adotivo: “Continuarei amando ele”

Bebês

Nomes bíblicos femininos: veja a lista com opções lindas e fortes para meninas

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Família

Ana Hickmann leva filho para assistir corrida de Edu Guedes e expressão dele rouba a cena