Família

7 dicas para pais brancos ensinarem os filhos a conviverem com a diversidade

reprodução Pinteresn / Parents

Publicado em 12/06/2020, às 17h14 - Atualizado em 15/06/2020, às 09h22 por Helena Leite


Compartilhe:


7 dicas para pais brancos educarem crianças sem preconceitos (Foto: reprodução Pinteresn / Parents)

Até os 9 anos de idade, Niko Crawford, de New Market, Maryland, tinha orgulho de ser muçulmano. Mas quando ele começou a terceira série, tudo mudou. As crianças da turma de Niko naquele ano começaram a insultar o melhor amigo dele, Mohammed, chamando-o de “terrorista” e de “amante de Osama”, e até mesmo tentando espancá-lo no ônibus escolar.

Niko, que é afro-americano e não é facilmente identificado como muçulmano, defendeu o amigo, mas não contou a ninguém sobre a religião da própria família. As brincadeiras continuaram, no entanto, e, eventualmente, Niko veio até a mãe, chorando.

“Depois de ver como o amigo estava sendo tratado, meu filho tinha vergonha de sua religião”, diz sua mãe, Piper. “E ele estava assustado.”

A experiência de Niko é uma triste lembrança de que o fanatismo está vivo e é bem recorrente no mundo atualmente, mesmo entre crianças. Gostaríamos de pensar que, em nossa sociedade cada vez mais multicultural, estamos criando uma geração de crianças aceitáveis ​​e imparciais. Afinal, eles estão crescendo em um mundo onde figuras poderosas vêm de todas as origens étnicas, onde telas de TV e filmes são preenchidas com um arco-íris de modelos e onde lições de tolerância e celebrações da diversidade fazem parte da maioria dos currículos, até na pré-escola.

No entanto, velhas atitudes não morrem tão facilmente. “O racismo pode ser menos aceitável hoje do que há uma geração atrás, mas ainda existe”, diz Kerrie Laguna, PhD, professor associado de psicologia no Lebanon Valley College, em Annville, Pensilvânia. “E as crianças são rápidas em entender os preconceitos de seus pais – mesmo que sejam transmitidos de maneiras sutis e não ditas”.

Mas, assim como os pais podem transmitir os preconceitos aos filhos, eles também podem desempenhar um papel inestimável ao ensiná-los a serem respeitosos com todos. Aqui estão sete maneiras pelas quais os especialistas dizem que você pode criar um filho para aceitar e apreciar a diversidade.

1. Reconheça as diferenças.

Por volta dos 4 anos de idade, as crianças começam a perceber que algumas pessoas parecem fisicamente diferentes da maneira como são, e podem começar a fazer perguntas como: “Por que a pele dela é mais escura que a minha?” ou “Por que não tenho cabelos lisos assim?”. “Os pais às vezes entram em pânico quando ouvem essas perguntas, mas as crianças são naturalmente curiosas e estão simplesmente tentando aprender”, diz Alvin Poussaint, MD, professor de psiquiatria da Universidade de Harvard e co-autor de Raising Black Children.

A melhor resposta é simplesmente explicar que as pessoas têm todas as cores, formas e tamanhos diferentes. Fazer uma pergunta muito grande e examinar demais as diferenças podem sinalizar que há algo errado com a diversidade. “A mensagem que você deseja enviar é que, embora as pessoas possam parecer diferentes por fora, elas são todas iguais por dentro”, diz Poussaint. Use analogias que uma criança possa entender facilmente. Antona Smith, mãe de Lees Summit, Missouri, discute a diversidade com a filha Kiden, de 3 anos, usando sorvetes: “Falamos sobre todas as pessoas que Deus criou – baunilha, chocolate, caramelo – todos os sabores diferentes, mas igualmente bons “.

2. Seja um modelo positivo.

Muitos de nós sabemos que é errado usar termos depreciativos para descrever qualquer grupo étnico, mas a verdade é que muitas pessoas escorregam de vez em quando, resmungando um insulto racial a um mau motorista ou generalizando sobre uma minoria étnica. E mesmo as pessoas que não articulam os preconceitos ainda podem ter preconceitos ocultos, mostram estudos. Portanto, explore seu próprio comportamento para ver quais mensagens sutis você pode estar enviando para o seu filho, sugere o Dr. Laguna. Você ri ao invés de protestar quando alguém conta uma piada culturalmente insensível? Você tranca a porta quando passa por determinados bairros? Você imita sotaques étnicos para tentar ser engraçado? “Você pode não querer rebaixar ninguém, mas uma criança pode certamente ter uma impressão errada”, diz Laguna.

3. Fale sobre intolerância.

As crianças costumam aprender a estereotipar com base no que veem na televisão, e essas imagens aparecem cedo: até desenhos animados voltados para crianças pequenas mostram vilões com nomes e feições estrangeiros e lindas princesas loiras e caucasianas. Quando vir um estereótipo negativo na mídia, aponte para as crianças e informe-as que você acha que está errado, sugere o Dr. Poussaint.

Às vezes, seu filho pode fazer generalizações e dizer coisas como: “Todas as crianças negras da minha escola são boas no basquete” ou “Apenas as crianças asiáticas se inscrevem no clube de matemática”. Quando isso acontecer, ressalte que, apenas porque algumas pessoas de uma determinada etnia se comportam de uma certa maneira, você não pode supor que todos nesse grupo se comportam da mesma forma. Tente encontrar exemplos que desafiam o estereótipo. Informe seu filho que nunca é uma boa ideia fazer generalizações sobre pessoas com base em raça ou cultura – mesmo quando positivas.

4. Incentive a empatia.

As crianças que podem se colocar no lugar de outra pessoa têm menos probabilidade de provocar os outros por serem diferentes. Converse com seu filho sobre como ele acha que seria se ele fosse julgado por sua aparência física. Pergunte como ele se sentiria se as pessoas fossem más com ele simplesmente por causa do formato de seus olhos, em que igreja ele frequentava ou de onde seus pais eram. Você pode ter essas discussões com crianças de 3 e 4 anos, se você mantiver os conceitos básicos e o idioma simples.

5. Exponha seu filho à diversidade.

Hoje, as crianças estão crescendo em uma sociedade multicultural e, quanto mais cedo se sentirem confortáveis ​​com pessoas de outras etnias, mais preparadas estarão para o futuro. Algumas famílias buscam ativamente diversas comunidades. “Nós nos mudamos para cá porque queríamos criar nossos filhos em uma cidade onde pessoas de diferentes raças, religiões e orientações sexuais coexistem pacificamente”, diz Kate Newmark, mãe caucasiana de três filhos que mora em Montclair, Nova Jersey, cidade que se orgulha da diversidade. Aos 5 anos, o filho dela já reconhece a diversidade racial. “Ele tem amigos de diferentes origens étnicas”, diz ela.

É mais difícil se você mora em uma comunidade homogênea, mas você deve fazer um esforço conjunto para expor as crianças à diversidade. Leve-os a restaurantes étnicos, vá a exposições de museus e eventos culturais e leia livros sobre outras culturas.

6. Promova um forte senso de identidade.

Tratar as crianças com respeito e dignidade básicos é a melhor maneira de ajudá-las a desenvolver auto-estima. “Crianças felizes e bem ajustadas tendem a não ser fanáticas”, diz Peter Langman, Ph.D., diretor de psicologia da KidsPeace, uma agência de serviços infantis sem fins lucrativos. “As crianças que sentem que não são valorizadas tendem a procurar alvos – alguém que consideram ‘diferentes’ – para liberar sua própria raiva e frustração”.

Construir auto-estima é especialmente importante para as crianças que podem ser destacadas por serem minoria. Quando a filha de Piper Crawford, Samar, 7, quis saber por que seus cabelos não eram longos e lisos como os de seus amigos brancos, Crawford simplesmente enfatizou as coisas positivas sobre cabelos encaracolados. “Eu disse a ela que seu cabelo fica arrepiado porque é feliz”, diz Crawford. “Agora ela acha que seu cabelo é legal.”

7. Não tolere nenhum tipo de preconceito.

No ano passado, o filho de 11 anos de Deborah Majerovitz teve problemas na escola por usar os adjetivos “gay” e “retardado” como insultos em um livro de Mad Libs. Imediatamente depois, ela o sentou para uma discussão séria. “Eu disse a ele que era errado usar termos como esse como um insulto”, diz ela. “Somos judeus, então pedi que ele pensasse cuidadosamente sobre como ele se sentiria se ouvisse alguém usar o termo judeu de uma maneira degradante”.

O ponto principal é que você precisa ensinar às crianças que todas as pessoas, apesar das diferenças, merecem respeito. Se você ignora qualquer tipo de fanatismo, está enviando ao seu filho a mensagem de que não há problema em se sentir superior a certos grupos. “Para criar uma criança tolerante, você precisa ajudar sua criança a aprender a valorizar todos como seres humanos”, diz Langman.

O que você deve fazer se seu filho for vítima de preconceito?

Novo aplicativo Pais&Filhos Interativo: teste seus conhecimentos, acumule pontos para trocar por prêmios e leia conteúdos exclusivos! Para baixar, CLIQUE AQUI.


Palavras-chave
Comportamento Família pfnoinsta Educação Criança filha amor filho diversidade antirracismo

Leia também

Gravidez

Eliezer e Viih Tube anunciam gravidez do segundo filho

Preço baixo

Oferta Relâmpago: desconto de 48% no Galaxy Watch6 da Samsung

Família

Eliezer e Viih Tube recriam a foto que fizeram na 1ª gravidez e detalhe chama atenção

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Família

Ticiane Pinheiro mostra Rafa Justus e ela prontas para festa de 15 anos

Família

Sophie Charlotte e Daniel Oliveira anunciam fim de casamento: "Foi uma grande viagem"

Gravidez

"Fui demitida no dia que voltei da licença-maternidade depois de 5 minutos"

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha