Especiais / Seminário

Tiago Tatton fala sobre a importância de viver o agora e aproveitar cada momento da felicidade

Acervo Pessoal

Publicado em 19/08/2020, às 09h31 - Atualizado às 12h42 por Cinthia Jardim


Compartilhe:


Nossa programação começou nesta quarta-feira, 19 de agosto, com um palestra pra lá de especial com Tiago Tatton, pai de Clara Luz, pós-doutor em Psiquiatria e co-fundador da Iniciativa Mindfulness. Na conversa sobre sentimentos, “Um pé no chão e outro na emoção”, ele explicou sobre como as emoções podem determinar nas nossas escolhas no dia a dia. 

Tiago Tatton explicou que as emoções podem determinar as nossas escolhas no cotidiano (Foto: Acervo Pessoal)

Sobre o Mindfulness, ele explicou tim-tim por tim-tim: “O mundo tem um ritmo e as vezes ele tira o nosso foco e tira a nossa cabeça do lugar. É a habilidade e o treino de se conectar com tudo aquilo que é presente. Esse momento pode ser presente de alegria, leveza, mas também pode ser presente de dificuldades, de sofrimento. Muitas vezes ter consciência da dificuldade, ou do sofrimento, é muito bom. Não tem como não sentir isso, porque nós somos seres humanos”.

Com um mundo cada vez mais tecnológico, é muito importante nos reconectarmos com as pessoas que amamos, além de nós mesmos! Durante a palestra, Tiago deixou claro que a felicidade não é como uma receita de bolo, e sim que é necessário se ouvir mais e se acolher. 

Ao falar sobre “o que é felicidade para ele”, Tiago deu uma baita lição: “É importante saborear a felicidade enquanto ela está acontecendo. As vezes nós estamos felizes e não conseguimos nem perceber. E isso passa. É importante se conectar com tudo aquilo que é presente, que é real!”, explicou.

Durante a conversa, ele ainda comentou o quão importante é ouvir os próprios sentimentos e entendê-los como em um momento de raiva, por exemplo, principalmente na criação dos filhos. Com uma história pessoal, Tiago contou sobre como se sentiu quando a filha, por acidente, derrubou o notebook dele no chão: “Eu sei que estou com raiva, mas escolhi ter uma reação diferente, que não seja automática. Gritar com ela não vai trazer o notebook de volta e só vai fazer com que se sinta ainda mais culpada”.

Como conselho valioso, ele ressalta a importância de se ouvir em primeiro lugar e principalmente respirar fundo: “Tome um tempo, esteja com a sua raiva e seja compassível ao se conectar com as reais intenções. Tudo o que você está sentindo agora é humano e real, e tudo bem! Dê um tempo a si mesmo. Nós, pais e mães, vamos sentir o medo que nos trazem esses desafios, que são grandes oportunidades de aprendizagem”, concluiu.


Palavras-chave
Comportamento Família Seminário sentimentos Palestra A tal da felicidade 9º Seminário Internacional Pais&Filhos

Leia também

Família

Quem são os filhos de Madonna que participaram do show memorável no Rio de Janeiro?

Família

Maira Cardi muda de opinião sobre fala de Pastor que diz que beijou a filha na boca

Família

Kayky Brito toma atitude contra Bruno de Luca 8 meses após acidente

Família

Motorista da Porsche que matou motorista de aplicativo é preso por desembargador

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Família

Nora faz teste de DNA por insistência da sogra e descobre revelação familiar de séculos