Especiais / Seminário

O melhor do 5º Seminário: nossos palestrantes emocionaram o público com suas histórias

Publicado em 31/05/2018, às 14h14 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


Foi um dia muito especial! Quem compareceu ao Unibes Cultural, na última quarta-feira, 30 de maio, para ver de perto o  5º Seminário Internacional Pais&Filhos não se arrependeu. Após a abertura, feita pela nossa diretora editorial Mônica Figueiredo, uma série de palestras emocionaram o público.

A primeira delas foi da escritora e mãe de Francisco, Cris Guerra. É impossível não chorar quando Cris começa a contar sua história de vida, superação e amor. Cris perdeu o marido dois meses antes de seu filho nascer. “Lembro de ter pensado sobre quanto tempo eu iria demorar para morrer também. Mas lembrei que não poderia morrer, porque eu tinha um filho dentro de mim. Meu Francisco me salvou”, contou a escritora. Cris afirmou passar pela maior felicidade e a maior tristeza do mundo ao mesmo tempo.

Em seguida, tivemos a apresentação da publicitária, mãe de Mateus e Helena, Ana Castelo Branco.Partindo do tema da palestra “Especial é a mãe”, ela jogou luz sobre a diferença que grande parte das pessoas tratam quem tem síndrome de Down. “A síndrome não pode ser mais importante do que a própria pessoa”, afirmou.

Já Ricardo Guimarães, pai de Ti, Subi, Leca, Peu e marido de Lili, iniciou sua palestra no 5º Seminário Internacional Pais&Filhos contando que, quando foi convidado para o bate-papo, achava que ia ser superfácil falar sobre o tema, mas então percebeu que não era — e que o assunto é seríssimo. E decretou: “Ou a mulher é prestigiada e ganha centralidade em nossa cultura ou a felicidade do ser humano não vai ser completa.”

Nosso Ministro do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame,  também foi destaque! Ele contou sobre o programa “Criança Feliz” do Governo Federal na volta da pausa para o almoço. Antes de virar ministro, ele foi pediatra, o que tem tudo a ver com a pais e filhos, não é mesmo?

Depois foi a vez da escritora Fernanda Young contar sua experiência como mãe. Como o tema de sua palestra foi “Mãe do abraço”, a escritora falou muito sobre a experiência do nascimento de Catarina “meu sonho mais antigo de maternidade” e John, o caçula. “Quando casei com Alexandre, falei que não queria engravidar, mas que ia adotar uma criança”.

Quem fechou o ciclo de palestras foi a psicóloga Vera Iaconelli, mãe de Gabriela e Mariana. Ela falou sobre “O Que É Ser Mãe”. A especialista já chegou tocando fundo no coração das mães com a intenção de aliviar um pouco a culpa. “Hoje as pessoas estão fazendo uma guerra na internet para dizer quem é mais mãe do que a outra. São fantasias do que é exercer a maternidade com ‘perfeição'”, afirmou Vera. 

Leia mais:

O melhor do nosso 5º Seminário: a sacola de brindes foi um show à parte

Começou! Nosso 5º Seminário Internacional Pais&Filhos está imperdível

“A culpa toma um café lá em casa, mas ela não tem quarto de hóspedes”, afirma Cris Guerra


Palavras-chave

Leia também

Preço baixo

Oferta Relâmpago: desconto de 48% no Galaxy Watch6 da Samsung

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Família

Ticiane Pinheiro mostra Rafa Justus e ela prontas para festa de 15 anos

Família

Mãe de Isabella Nardoni fala sobre divulgação do rosto dos filhos pela primeira vez

Família

Ex-namorada de Anderson, do Molejo, fala sobre morte do cantor: "Arrasada"

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Bebês

Nomes bíblicos femininos: veja a lista com opções lindas e fortes para meninas