Criança

14 brincadeiras para cada fase da infância e os benefícios para seu filho

Divulgação

Publicado em 28/05/2022, às 04h50 - Atualizado às 05h18 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


Enquanto o que a maioria dos adultos mais quer são alguns momentos de descanso, as crianças raramente querem ficar paradas. “A ação física é a primeira forma de aprendizagem da criança, que se movimenta pelo prazer do exercício para adquirir maior mobilidade e explorar o meio ambiente”, afirma Cristiane M. Maluf Martin, psicanalista, mãe de Gabriela, Giovana e João Victor.

Os benefícios de promover brincadeiras que gerem uma atividade física vão além de ajudar as crianças a manterem o peso. Um estudo da Universidade de Harvard publicado no Jornal da Escola de Saúde divulgou que crianças que praticam esportes tendem a ter uma autoestima maior, menos problemas de comportamento e notas maiores.

“Todas as atividades humanas, físicas e mentais, passam pelo cérebro. É importante ter isso em mente, pois é através dos sentidos e do movimento que as crianças se desenvolvem cognitivamente”, explica Patricia Konder Lins e Silva, pedagoga, diretora da ABE e da escola Parque, mãe de Luísa, Manuel e Antônio. O melhor de tudo é que você nem precisa sair de casa para que o seu filho, e você, claro, possam mexer o esqueleto – aqui, te mostramos as melhores brincadeiras para cada fase da vida e desenvolvimento do seu filho durante a infância.

Bebês: através dos movimentos

O primeiro ano de vida do seu filho é todo sobre dominar novos movimentos.

Além de serrem divertidas, as bolhas de são estimulam a curiosidade da criança (Foto: Divulgação)

1 a 3 anos: brinque com um propósito

Uma vez que o seu filho aprendeu a andar, ele vai começar a correr, pular, jogar, pegar, chutar e agarrar. Mas ele pode se frustrar facilmente ou ficar entediado em poucos minutos. Esses são os motivos pelos quais você deve focar em atividades curtas.

Balões e bolas são sempre uma boa opção de atividade física e diversão (Foto: iStock)

3 a 5 anos: diversão cheia de habilidades

As crianças normalmente desenvolvem maior confiança em seus movimentos sobre quais atividades querem realizar. Os amigos já podem entrar nessa.

5 a 9 anos: entrando no jogo

É nessa idade que os interesses atléticos começam a surgir. Ao mesmo tempo em que está tudo bem em seu filho eleger o esporte favorito dele, especialistas recomendam que você incentive-o a experimentar uma variedade de atividades. Se ele idolatra algum esportista, como o Neymar ou a Marta, lembre-o de que esses atletas praticam outras atividades além do esporte principal deles. Claro, foque mais na diversão do que na perfeição dos movimentos! Essas dicas você consegue aplicar dentro de casa. Aliás, é uma ótima distração para a quarentena.


Palavras-chave
Família Desenvolvimento Criança Atividades e Brincadeiras atividades brincar brincar em família criatividade atividade física pais brincadeira desenvolvimento cerebral diversão semana mundial do brincar

Leia também

Família

Filhos de Madonna pretendem interditar a cantora por ‘agir como se ainda tivesse 20 anos’

Família

Filha de Madonna aparece em foto extremamente rara ao lado do pai

Família

Kayky Brito toma atitude contra Bruno de Luca 8 meses após acidente

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Família

Madonna revela regras de convivência que impõe para os seis filhos na casa

Família

Thais Fersoza mostra como seu corpo ficou após duas gestações: “Essa é a realidade”

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar