Criança

Programa distribui livros para todos

Publicado em 26/02/2012, às 21h00 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) é um programa do governo que faz parte de um conjunto de políticas educacionais feitas pelo Estado. O objetivo é distribuir livros didáticos para alunos da educação básica da rede pública e assim possibilitar um trabalho mais completo por parte dos professores na hora de dar aulas.

O processo de escolha dos livros passa pelo Ministério da Educação (MEC), que avalia as obras adquiridas e publica o Guia de Livros Didáticos com resumos das coleções aprovadas.  Esse material é mandado para as escolas, que escolhem os livros que mais têm a ver com o seu projeto de ensino.

O programa é feito em ciclos alternados. A cada ano, o MEC distribui livros para alunos de apenas uma faixa etária: primeiros anos do ensino fundamental, últimos anos do fundamental e ensino médio. Para o funcionamento do programa é fundamental que ao final do ano letivo os livros sejam devolvidos em bom estado para que outras crianças possam usá-los. Obras didáticas em Braille, para deficientes visuais, também são distribuídas.

A compra de livros em grande quantidade permite que o MEC consiga um bom preço na hora de comprar as obras das editoras. O livro que custa em média R$5 para o Ministério da Educação sairia por R$ 70 numa livraria.

O governo brasileiro faz uma grande operação logística para entregar os cerca de 103 milhões de livros didáticos nas 140 mil escolas públicas brasileiras, segundo reportagem da revista Veja em 2009. A entrega dos livros envolve viagens de carreta pelo país, barcos e até carroças.


Palavras-chave

Leia também

Família

Sabrina Sato é criticada por levar Zoe à viagem com Nicolas Prattes: "A cara dela diz tudo"

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Bebês

Mavie usa maiô de grife em passeio à praia com Neymar: "O preço é maior que meu salário"

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

Bebês

Viviane Araújo mostra o irmão do filho, Joaquim, e se declara: “Muito amor”

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho