Criança

Programa “Criança Feliz” é reconhecido nos Estados Unidos durante palestra em Harvard

Gustavo Morita

Publicado em 07/06/2019, às 17h13 por Jéssica Anjos


Compartilhe:


O Ministro palestrou duas vezes no Seminário Pais&Filhos sobre o programa Criança Feliz (Foto: Gustavo Morita)

O ministro da Cidadania Osmar Terra apresentou o Programa Criança Feliz, o maior do mundo em atendimento domiciliar semanal de crianças e gestantes, durante uma palestra em Harvard, nos Estados Unidos, para ministros da saúde, educação e assistência social de países da África e da Ásia Central.

O evento aconteceu na última terça-feira, dia 4 de junho, e faz parte do Programa Liderança Ministerial da Harvard Kennedy School. O objetivo é auxiliar na capacitação de gestores de nações em desenvolvimento. Também assistiram à palestra professores das Faculdades de Administração, Educação e Economia da universidade, de acordo com o portal do governo.

“Criança Feliz” é um projeto idealizado por Osmar Terra. A iniciativa tem dado muito certo no Brasil, já são mais de 2 mil municípios brasileiros colhendo os benefícios. Funciona assim: o programa acompanha gestantes e crianças, até três anos de idade, beneficiárias do Bolsa Família e também aquelas que recebem o benefício de Prestação Continuada (BPC) até os seis anos de idade. As pessoas que vão visitar esses grupos familiares orientam os responsáveis, na casa mesmo, a como estimularem a criança a crescer e se desenvolver de maneira saudável em todas as áreas da vida.

Durante a palestra, o ministro destacou que os líderes internacionais já estão organizando uma visita ao Brasil para conhecer de perto como funciona o projeto e que o governo brasileiro está negociando parcerias entre os países em desenvolvimento. “Em setembro, teremos um evento para estreitar a colaboração Sul-Sul e trazer o que há de importante na área social, cultural e esportiva, servindo de case para os países da África, Ásia e América Latina que tenham interesse em nos acompanhar”, disse.

O Criança Feliz é um programa para causar impacto domiciliar na vida das famílias, orientando e as ajudando a como estimular as crianças de 0 a 6 anos (Foto: divulgação)

Segundo o ministro, a formação da memória cognitiva ocorre nos primeiros mil dias de vida do seu filho. Ele precisa da maior quantidade possível de informações para se desenvolver plenamente. “Quando a mãe entra em um processo de depressão pós-parto, por exemplo, o quanto antes isto é diagnosticado, melhor! O visitante pode informar aos profissionais as necessidades daquela mãe”, exemplifica Osmar.

São 73 mil pessoas acompanhadas semanalmente em 940 cidades. Para o Ministério da Cidadania, investir na primeira infância é pensar no futuro. Essas crianças vão crescer e se tornar adultos melhores. São frutos para colher a longo prazo.

Combate às drogas

Dentro da pasta de Cidadania também há a preocupação no desenvolvimento de projetos para o combate às drogas. Na última quinta-feira, o presidente Jair Bolsonaro sancionou a nova lei sobre drogas que altera diretamente o Sistema Nacional de Políticas Públicas Sobre Drogas, órgão que coordena todas as medidas que têm relação com a prevenção.

Entre as modificações estão estabelecidas ações mais duras contra o tráfico de drogas, prevendo a internação involuntária de usuários de drogas e destaca a importância do trabalho das comunidades terapêuticas na recuperação.

O autor da nova lei é o ministro da Cidadania, Osmar Terra, ele bate na tecla de que é muito importante mudar o rumo do país neste assunto o quanto antes. “A lei embasa o decreto de uma política efetiva de enfrentamento, com maior rigor contra o tráfico de drogas, e garante um tratamento mais eficaz àquelas pessoas que mais precisam. Trata-se de um conjunto de ações que tem um impacto enorme para resolver, ou pelo menos amenizar, a trágica realidade que vivemos em relação às drogas”.

Leia também:

Conheça como vai funcionar o Ministério da Cidadania que será comandado pelo médico Osmar Terra

Osmar Terra afirma que investir na primeira infância é pensar no futuro

“A criança cuidada com amor passa a explorar o mundo de forma mais rápida”, afirma o Ministro Osmar Terra


Palavras-chave
Bebê Comportamento Família Notícias Educação Criança Gravidez pais

Leia também

Família

Filha de Madonna aparece em foto extremamente rara ao lado do pai

Família

Filhos de Madonna pretendem interditar a cantora por ‘agir como se ainda tivesse 20 anos’

Família

Madonna revela regras de convivência que impõe para os seis filhos na casa

Família

Kayky Brito toma atitude contra Bruno de Luca 8 meses após acidente

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Família

Thais Fersoza mostra como seu corpo ficou após duas gestações: “Essa é a realidade”

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar