Criança

Prefeitura de Lençóis Paulista suspende vacinação infantil por uma semana

Getty Images

Publicado em 20/01/2022, às 11h19 - Atualizado às 14h19 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


Uma criança de 10 anos teve uma reação após tomar o imunizante da Pfizer contra a covid-19. O menino sofreu uma parada cardíaca 12 horas após a aplicação e por isso a prefeitura de São Paulo decidiu suspender a vacinação por uma semana. O caso aconteceu nos Lençóis Paulista.

Em nota publicada nas redes sociais, a Prefeitura afirma que a criança sofreu o evento adverso “12 horas após receber a dose pediátrica da vacina Pfizer”. O comunicado também afirma que a criança está estável e consciente. De acordo com a Prefeitura, o pai relatou que a criança “apresentou alterações nos batimentos cardíacos e desmaiou”. Ela foi encaminhada à rede de saúde particular para receber atendimento médico, onde foi reanimada.

Ministro da Saúde diz que crianças poderão ser vacinadas com CoronaVac caso Anvisa aprove (Foto: Getty Images)

O geneticista e pediatra Salmo Raskin, diretor do Laboratório Genetika, de Curitiba, tranquilizou os pais dizendo ao jornal OGlobo: “A parada cardíaca não está nem descrita nos efeitos adversos a curto prazo da vacina. E a miocardite nessa faixa etária é raríssima, acomete 1 em cada milhão de crianças e os casos não são graves. Rara, a miocardite é mais frequente em meninos e após a segunda dose.”

A Pfizer informou, por meio de nota, que o relato de potencial evento adverso foi submetido à área de farmacovigilância da empresa, conforme estabelece o processo global da companhia. No texto, a Pfizer também afirma que “não há alertas de segurança graves relacionados ao imunizante“. E acrescenta que a “companhia realiza habitualmente o acompanhamento de relatos de potenciais eventos  adversos  de  seus  produtos,  mantendo  sempre informadas as  autoridades sanitárias brasileiras, de acordo com a regulamentação vigente”.

A decisão pela suspensão da vacinação foi tomada pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19, em reunião extraordinária realizada na tarde desta quarta-feira. Na ocasião, ficou estabelecida a interrupção da aplicação de imunizante em crianças entre 5 e 11 anos por sete dias, “em livre demanda”.


Palavras-chave
Criança vacina covid-19 pfizer reação parada cardíaca

Leia também

Família

Pai de Henry Borel compartilha vídeo da filha indo para casa: "Novo começo"

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Família

Jogador diz que foi amante de Viviane Araújo enquanto ela era casada com Belo: "A coitadinha"

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

Gravidez

"Fui demitida no dia que voltei da licença-maternidade depois de 5 minutos"

Família

Modelo que estaria grávida de Neymar mostra ultrassom da filha pela primeira vez

Bebês

Bebê de 1 ano come fast food todos os dias e bebe seis latas de Coca-Cola: "É difícil dizer não"