Criança

Menino que pediu novo coração para o Papai Noel recebe transplante

Reprodução G1/Arquivo pessoal

Publicado em 21/01/2022, às 08h53 - Atualizado às 14h04 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


Um desejo que antes parecia impossível, se realizou neste Natal! Gladson Garcia Silva, de 8 anos, pediu em sua lista de desejos ao Papai Noel, nesta ordem: um coração novo, um boneco do Superman, um carrinho de controle remoto e um dinossauro. Alguns dias depois, o principal pedido foi realizado. O menino, que sofria de uma miocardiopatia, recebeu um novo coração – o primeiro transplante cardíaco infantil realizado pelo Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

O procedimento foi feito através do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), uma aliança entre seis hospitais de referência no Brasil e o Ministério da Saúde. O caso de Gladson foi o primeiro a ser atendido na capital.

“Descobri da pior forma possível, meu filho podia ter morrido dentro de casa”, contou a mãe de Gladson, Ana Camila da Silva, de 31 anos, que descobriu o diagnóstico do filho dois meses antes da operação. Ao G1, a mãe explicou que primeiros sintomas eram semelhantes a uma virose, com vômitos e dor de barriga.

Lista de desejos que Gladson escreveu ao Papai Noel, já internado no Hospital Albert Einstein (Foto: Reprodução G1/Arquivo pessoal)

A miocardiopatia, uma condição na qual o coração desenvolve um tamanho maior do que o comum para a idade não tem cura, e apenas um transplante pode salvar a vida. No caso de Gladson, não foi um problema congênito (que nasceu com ele), mas desenvolvido em algum momento da vida.

O cardiologista Gustavo Foronda, responsável pelo tratamento de Gladson, ressaltou a dificuldade em encontrar doadores. “Culturalmente, uma criança doar um órgão é emocionalmente difícil para a família que acabou de perder o filho, ter essa ideia de doar. Quando um novo órgão aparece, a cirurgia precisa ser imediata”, disse.

Em 11 de dezembro, Ana recebeu uma ligação do doutor contando que havia conseguido um doador. No mesmo dia, Gladson recebeu um novo coração. Para a mãe, foi como receber uma nova oportunidade da vida. Em 10 de janeiro, Gladson teve alta médica.

Gladson, primeira criança a receber um novo coração no Einstein, e seu cardiologista, o médico Gustavo Foronda (Foto: Reprodução G1/Arquivo pessoal)

“Agora ele está doidinho para andar por São Paulo inteiro, quer ir no zoológico, quer ir ao shopping. Passear mesmo, quer ir à praia. E quer muito ver os irmãos”, contou a mãe. Gladson tem três irmãos menores que estão no Espírito Santo com o pai e a avó.


Palavras-chave
pfnoinsta Criança coração Papai Noel câncer infantil Desejo de Natal Tranplante

Leia também

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"

Família

Luana Piovani se irrita após ter água cortada e não poder pagar compras no mercado: "Não consigo"

Família

Pai de Henry Borel compartilha vídeo da filha indo para casa: "Novo começo"

Família

Nome de suposto 3º filho de Neymar é revelado: "Agora sim um bonito"

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

Família

Ticiane Pinheiro mostra Rafa Justus e ela prontas para festa de 15 anos

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer