Criança

Menino de 6 anos tem o braço reimplantado após acidente de carro

Publicado em 07/12/2015, às 16h53 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


Mateus Ramos Monteiros, um menino de 6 anos do Rio de Janeiro, passou por momentos muito difíceis: ele teve o braço direito amputado depois em julho deste anos depois de sofrer um acidente de carro e passou por inúmeras cirurgias no Hospital Estadual Adão Pereira Nunes, em Duque de Caxias, na região da baixada fluminense para os médicos tentarem reimplantar o membro. A cirurgia mais complexa demorou mais de 8 horas.

Para o pai do menino, o sargento da Polícia Militar Sandro Monteiro, é como se o filho tivesse nascido de novo. “Ele já brinca de vídeo game e vem mostrando uma ótima recuperação. Foi um verdadeiro milagre”, diz Sandro. A cirurgia para implantação é considerada de alta complexidade, segundo o microcirurgião João Recalde, coordenador do programa SOS Reimplante que atendeu Mateus e fez mais de 500 cirurgias desde 2009. A operação que colocou de volta o braço de Mateus contou com oito profissionais. O primeiro procedimento durou cinco horas e o menino teve que receber oito bolsas de sangue.

Os médicos, em um primeiro momento, fixaram o osso e refizeram a circulação de veias e artérias. Desde então, foram outras seis cirurgias para finalizar o implante. Mateus ainda passou por oito cirurgias para reparar os danos provocados pelo acidente. “Nunca tivemos um caso tão complexo como este, pelo local em que ocorreu a amputação. Por ser muito delicada a recuperação do membro, o caso normalmente não teria indicação de reimplante. Mas toda a equipe ficou muito sensibilizada pela história e resolvemos fazer mesmo assim. Agora está sendo recompensador ver a recuperação da criança, tão ativa e falante”, afirma João Recalde.

Depois de passar três meses internado, Mateus ainda volta ao hospital para fazer sessões de fisioterapia e consultas para avaliação do seu estado. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, quando uma pessoa sofre amputação por acidente é importante manter o membro amputado resfriado com gelo em um saco plástico. Quanto mais rápido o paciente chegar ao hospital, melhor, já que a cirurgia de reimplante tem mais garantias de sucesso quando é feita até seis horas depois do acidente.


Palavras-chave
Saúde

Leia também

Preço baixo

Oferta Relâmpago: desconto de 48% no Galaxy Watch6 da Samsung

Família

Ticiane Pinheiro mostra Rafa Justus e ela prontas para festa de 15 anos

Família

Mãe de Isabella Nardoni fala sobre divulgação do rosto dos filhos pela primeira vez

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Família

Ex-namorada de Anderson, do Molejo, fala sobre morte do cantor: "Arrasada"

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Bebês

Nomes bíblicos femininos: veja a lista com opções lindas e fortes para meninas