Criança

Menino cego faz adaptação em braille do álbum da Copa do Mundo para poder brincar

Divulgação/Pais&Filhos

Publicado em 26/08/2022, às 13h38 - Atualizado às 14h55 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


Desde o lançamento do álbum oficial da Copa do Mundo do Catar de 2022  no dia 19 de agosto, as figurinhas têm se tornado um sucesso entre os jovens, porém o modelo tradicional não é inclusivo para todas as pessoas. Como é o caso de Pedro, um menino cego que mora em Brasília e fez uma adaptação em braille para poder participar da coleção.

Pedro Maron Barretto, que mora no Distrito Federal, levantou discussões nas redes sociais sobre a importância da inclusão na coleção de figurinhas. O jovem é deficiente visual e por isso teve que fazer uma a própria adaptação do álbum para o braille, para assim mesmo sem poder enxergar, conseguir fazer parte da brincadeira. Com os ajustes feitos, ele pode colar as próprias figurinhas, já que, pelas marcações, ele sabe onde é o local certo de cada cromo.

A família da criança se mobilizou em uma campanha virtual, sobre a inclusão para que as próximos edições sejam  adaptadas para pessoas com problemas na vista. Mas a Panini, empresa italiana  responsável pelo álbum ainda não se manifestou sobre o caso. A adaptação repercutiu nas redes sociais e até mesmo alguns famosos já fazem parte da campanha.

O menino utiliza adesivos com bolinhas e uma máquina de escrever em braille, que o  permite ter uma leitura tátil. A mãe do pequeno havia realizado o mesmo procedimento  na edição de 2018, da Copa do Mundo que foi sediada na Rússia para poder participar da coleção e troca com os amigos.

Em seu perfil no Instagram, Pedro mostra o processo. “Consigo saber o número da figurinha de cada país contando os adesivos de bolinhas! São 20 para cada um! Cada página tem o nome em braille em adesivo transparente. E na hora da troca tá valendo a ajuda dos amigos”.

Vote na Pais&Filhos para o Troféu Mulher Imprensa!

Andressa Simonini, editora-executiva da Pais&Filhos, está concorrendo ao prêmio da categoria Pertencimento e Inovação da 16ª edição do Troféu Mulher Imprensa! Para votar, é muito simples: CLIQUE AQUI e aperte o botão ao lado da foto da Andressa para que ele fique azul. Em seguida, preencha o campo com seus dados e vá até seu email: será preciso confirmar o seu voto clicando em um link. Depois disso, sucesso! Seu voto já foi contabilizado. Obrigada!

Andressa Simonini, editora-executiva da Pais&Filhos está concorrendo ao Troféu Mulher Imprensa (Foto: Divulgação/Pais&Filhos)

Assista ao POD&tudo, o podcast da Pais&Filhos, com Carol Celico


Palavras-chave
Família pfnoinsta Desenvolvimento Criança Atividades e Brincadeiras Mãe filho Inclusão inclusão social deficiente visual criança cega

Leia também

Família

Mãe que procurava bebê gêmea diz que filha foi encontrada m0rta nas enchentes do RS

Família

M0rre filho recém-nascido da apresentadora Nadja Haddad: "Deus o recolheu e o poupou da dor"

Especiais / Dia das mães

Dia das Mães: mensagens, frases e legendas especiais para emocionar

Família

Pressão familiar fez Endrick terminar o seu primeiro namoro

Família

Bebê de 2 meses é resgatado no RS por motociclista: "Achei que era um brinquedo de tão pequeno"

Especiais / Dia das mães

Frases e mensagens de Dia das Mães para vó: veja inspirações especiais para a sua

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura

Família

Rafa Kalimann conta que perdeu bebê após abort0 espontâneo: "Essa dor não é normal"