Criança

Menina de 4 anos morre ao ser picada por escorpião em São Paulo

Getty Images

Publicado em 09/05/2022, às 08h51 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


Uma menina de apenas 4 anos morreu no último domingo após ser picada por um escorpião. O caso aconteceu em Luiziânia, interior de São Paulo, Noemi Vicente da Silva foi socorrida e encaminhada à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade, mas ela apresentou convulsões e foi transferida ao pronto-socorro de Penápolis. A criança foi medicada, porém, teve uma parada cardíaca e morreu.

Menina de 4 anos morre após ser picada por escorpião (Foto: Getty Images)

À TV TEM, a família da criança relatou que a menina dormia quando afirmou que estava com dor na mão. Ela voltou a deitar e levou a segunda picada. Em seguida, o escorpião foi encontrado na cama. A Secretaria da Saúde de Luiziânia informou que a menina recebeu soro e o caso foi encaminhado a Penápolis, pois é a cidade de referência da região. Afirmou também que a equipe vai analisar a possibilidade de fazer um bloqueio contra escorpiões na região onde o acidente aconteceu.

O que fazer quando é picado por escorpião?

Você sabe como proceder se alguém da sua família (ou você mesmo) for picado por um escorpião? Veja as orientações da integrante da Coordenação de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, Vivian Ailt Cardoso:

1- Lave o local da picada com água e sabão, depois faça uma compressa com água morna, em seguida, procure imediatamente o centro de saúde mais próximo de sua residência;

2- Se possível, capture o animal para posterior identificação;

3- Não impeça a circulação sanguínea, corte ou perfure ao redor da lesão;

4- Não coloque folhas ou pó de café no local do ferimento.

Quando a pessoa picada chega ao centro de saúde, recebe apenas um medicamento para aliviar sua dor, pois o organismo consegue se livrar da toxina do escorpião naturalmente, segundo Giuseppe. A picada só leva à morte se a pessoa tiver uma reação grave, causada por uma predisposição do corpo, como um problema no pulmão, por exemplo. Além disso, de acordo com o biólogo, idosos e crianças são considerados o maior grupo de risco.

Por isso, cada caso é analisado no serviço de saúde. Se a pessoa tiver reação, recebe um soro antiescorpiônico, que neutraliza as toxinas do veneno circulante no corpo.

Esse soro está disponível na rede pública de saúde. Em São Paulo, caso não exista no centro de saúde mais próximo, a pessoa picada é encaminhada ao Hospital Vital Brazil, localizado dentro do Instituto Butantan, na Avenida Vital Brasil, zona oeste de São Paulo.

Segundo Giuseppe, a espécie mais perigosa nas grandes cidades é o escorpião amarelo (Tityus serrulatus) e que a melhor maneira de evitar a visita desses aracnídeos é manter os lugares limpos e livres de entulhos. No quintal de casa, evite o acúmulo de telhas ou de tijolos, por exemplo. “Se perto da casa tiver algum terreno baldio, peça para que a prefeitura providencie a limpeza do local”, orienta o biólogo.


Palavras-chave
menina são paulo morta picada de escorpião

Leia também

Família

Ticiane Pinheiro mostra Rafa Justus e ela prontas para festa de 15 anos

Preço baixo

Oferta Relâmpago: desconto de 48% no Galaxy Watch6 da Samsung

Família

Mãe de Isabella Nardoni fala sobre divulgação do rosto dos filhos pela primeira vez

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

Família

Ex-namorada de Anderson, do Molejo, fala sobre morte do cantor: "Arrasada"

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer