Criança

Menina com microcefalia chora após ser barrada de ver aula em escola no Ceará

Reprodução/g1

Publicado em 14/02/2023, às 14h10 - Atualizado às 14h12 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


Na cidade de Ipu, que fica no interior do Ceará, uma menina de 7 anos com microcefalia foi barrada de assistir aula em uma escola pública por falta de uma profissional de educação no local para fazer companhia para a criança. O caso aconteceu na última quarta-feira, 8 de fevereiro e a mãe da mais nova publicou um vídeo dela chorando após ter sido impedida.

“Olha, gente, como minha filha chegou hoje do colégio. A criança foi para o colégio hoje e não ficou no colégio porque não tem professora para ficar com ela. Segunda e terça teve professora para ficar com ela, hoje não tem. Aí vem com a história de dizer que agora só vai ter professora para essa criança em março. Isso é uma falta de respeito com os filhos da gente”, comentou Edilane Soares na gravação.

A menina está matriculada na Escola Monsenhor Francisco Ferreira de Morais (Foto: Reprodução/g1)

De acordo com a Secretaria da Educação de Ipu, a aluna permanece matriculada na instituição e compareceu normalmente em um dia da semana. Em outro, a professora que acompanha a mais nova se ausentou por ‘motivos de saúde’. “A diretoria da escola então orientou à mãe da aluna que retornasse à sua casa enquanto a escola buscaria professor substituto para o acompanhamento exclusivo da criança. A Secretaria de Educação informa, ainda, que já foi solucionada a situação e que no dia 09/02/2023 foi informado à mãe da criança que a mesma já poderia retornar às suas atividades escolares”, relata a pasta em nota.

Além da microcefalia, a criança também é diagnosticada com paralisia e autismo, fazendo com que seu aprendizado precise ser monitorado. “Meu esposo foi deixar ela no dia e quando chegou lá não deixaram nem a minha filhar entrar na escola, o porteiro já foi falando que não tinha professora para ficar com ela e que só levasse ela a partir de março. Agora ela vê as irmãs indo e quer ir também, aponta e fala: ‘Mamãe, escola'”, lamentou a mãe sobre a falta de inclusão. “A neurologista falou que ela tinha que socializar com outras crianças para ajudar a se desenvolver, por isso colocamos ela em um colégio”.

“Queria que eles colocassem mais profissionais de educação, não só para a minha filha, pois existem muitas crianças como ela passando por isso”, finalizou a mãe da criança.

Diário de bordo: tudo o que rolou na nossa viagem com a MSC Seashore!


Palavras-chave
Criança Mãe menina Escola pais Autismo relato microcefalia ensino aula Ceará caso paralisia

Leia também

Família

Mãe do 3° filho de Neymar recebe presente de Dia das mães da família do jogador

Família

Iza e Yuri Lima anunciam o nome do bebê em chá revelação emocionante

Especiais / Dia das mães

Dia das Mães: mensagens, frases e legendas especiais para emocionar

Família

M0rre filho recém-nascido da apresentadora Nadja Haddad: "Deus o recolheu e o poupou da dor"

Família

Nadja Haddad fala pela 1ª vez depois da perda do filho recém-nascido: “Não perca sua fé”

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Família

Mãe que procurava bebê gêmea diz que filha foi encontrada m0rta nas enchentes do RS

Bebês

Mavie usa maiô de grife em passeio à praia com Neymar: "O preço é maior que meu salário"