Criança

Melhor prevenir que remediar

iStock

Publicado em 21/10/2013, às 16h24 - Atualizado em 26/06/2021, às 08h14 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


Pode parecer ultrapassado, mas o ditado antigo de nossos avós, aquele que reza que é ‘melhor prevenir que remediar’ continua valendo. Ninguém quer que aquela cólica ou gripe apareça – e os choros, febres, indisposições que vem com o pacote, claro. O dito popular tem sido, de certa forma, o lema de alguns pediatras alopatas que hoje já adotam medicamentos homeopáticos para seus pacientes, como o médico carioca Sidnei Aronovich, pai de Nicole, que indica medicamentos homeopáticos em casos de cólicas intestinais e gases, por exemplo.

“As mães ficam, geralmente, desesperadas com o choro da criança. Nesses casos, indico o remédio homeopático, que não causará consequências mais graves, como constipação intestinal, que poderia surgir depois do tratamento alopata”, explica.

Entre os medicamentos homeopáticos indicados tanto por homeopatas quanto por alopatas está o Oscillococcinum (o nome é difícil, mas é um dos remédios mais vendidos na França, local de origem do laboratório fabricante, Boiron). O antigripal é indicado para bebês acima de 6 meses e previne o mal-estar causado pela doença.

A médica pediatra Dra. Dagmar Amélia Beran Medella, mãe de Danielle, conheceu o medicamento depois de visitar a filha e o neto Pedro, na França. “Quando o laboratório veio ao Brasil, em 2006, eu já conhecia, porque minha filha adora. Sou alopata, mas indico em alguns casos, como quando percebo que existem sintomas de gripe no irmão mais velho, que traz bactérias, vírus e germes da escola para dentro de casa, prevenindo assim a doença no bebê”, diz a médica.

Até para problemas relacionados à ansiedade os pediatras têm indicado tais tratamentos. O Dr. Sidnei, por exemplo, conta que atende muitos casos de crianças que sofrem bullying na escola e que apresentam um alto grau de ansiedade. Nesses casos, disse que teve sucesso com o Sédatif PC – que auxilia no tratamento da ansiedade e distúrbios do sono. “Claro, se sintomas continuarem, tanto físicos, quanto psicológicos, a gente pode mudar o tratamento. Mas tem sido muito eficaz”, afirmou o médico.

Os tipos de tratamento

A Homeopatia é uma especialidade médica no Brasil, reconhecida por convênio firmado entre o Conselho Federal de Medicina, a Associação Médica Brasileira e a Comissão Nacional de Residência Médica. Há diferentes “linhas” de tratamento homeopático que são:

A repórter Ana Lis Soares participou do 36º Congresso Brasileiro de Pediatria a convite da Boiron.


Palavras-chave
Saúde

Leia também

Família

Ticiane Pinheiro mostra Rafa Justus e ela prontas para festa de 15 anos

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Bebês

Nomes bíblicos femininos: veja a lista com opções lindas e fortes para meninas

Família

Mãe de Isabella Nardoni fala sobre divulgação do rosto dos filhos pela primeira vez