Criança

Mãe faz relato emocionante de experiência com a filha que tem doença rara de pele

Reprodução / Arquivo Pessoal

Publicado em 16/01/2019, às 15h19 - Atualizado em 30/01/2020, às 19h37 por Izabel Gimenez


Compartilhe:


Criança nasce com problema de pele raro (Foto: Reprodução / Arquivo Pessoal)

A primeira pergunta que passa na cabeça de toda mãe depois de dar à luz é: “Meu filho ta bem de saúde?” Afinal,  mesmo que um bebê pareça estar bem no útero, uma preocupação com a saúde pode se apresentar nos momentos após o parto. Para uma mãe de Highland, Nova York, chamada Jennie Wilklow, foi só depois que sua filha Anna nasceu que ela descobriu a condição genética rara e debilitante chamada  ictiose arlequim que a menina tinha. Recentemente, Jennie detalhou a experiência em um texto emocionante para  Love What Matters.

“Enquanto eu estava sentada sozinha em um quarto de hospital em estado de choque olhando para a parede da minha frente, meu cérebro repetia: ‘O que aconteceu?’, Minha filha, a menina sobre a qual eu havia pensado, orado e planejado há anos, finalmente chegou, mas o momento que deveria ser perfeito, a última peça do meu quebra-cabeça, desapareceu de repente. Tudo o que eu podia fazer era olhar e imaginar seu corpo em meus braços. Eu tive um gravidez normal, até a minha bolsa estourar na 34° semana.

Ela percebeu que a ictiose arlequim não é uma condição que  “a maioria das pessoas, mesmo os médicos, estão familiarizadas”. Quando Anna nasceu, “sua pele endureceu em segundos. Depois de endurecer, começou a se dividir, causando feridas abertas por todo o corpo”, relembrou a mãe. “Quebrada. É a única palavra para descrever o sentimento quando eles colocaram seu corpo em meus braços. Por meses, sua pele estava crescendo a um ritmo acelerado, e de uma vez só, começa a secar. Seus dedos estavam sendo espremidos e ficando azuis. Todo mundo estava tentando freneticamente diagnosticá-la, mas eles nunca tinham visto nada assim. Ela estava bem; tudo estava perfeito, e então, do nada, isso aconteceu “.

Durante essa etapa difícil, ela refletiu “suas decisões nesses momentos definem quem você é e o que você se torna”. Jenni também comentou que  passou a maior parte dos primeiros dois dias após o nascimento de Anna “tentando não olhar para a condição dela e pensando como ela teria zero qualidade de vida se ela vivesse. Eu me permito admitir esse pensamento porque foi só naquele momento, no momento mais confuso e solitário da minha vida, que eu pensei que talvez ela estivesse melhor morta. Essa pergunta veio à minha cabeça mais de uma vez, e eu tentei me concentrar em outras coisas. As visitas entravam e saindo. Eles me contavam histórias de outras pessoas com isso e como elas estavam sendo ótimas. Parecia que todos tinham procurado, mas eu, ainda não estava pronta.”

“A minha menina ficou na UTI e era “uma lutadora”, compartilhou a mãe.

Criança nasce com problema de pele raro (Foto: Reprodução / Arquivo Pessoal)

Sem dúvidas houve uma mudança entre a Jenni do hospital que chegou em casa com a filha. “Eu fui muito positiva nos primeiros dias, mas quando voltei para casa senti como se estivesse me afogando”, contou ela. Com tempo e apoio, a mãe orgulhosa disse que “decidiu se concentrar no que eu poderia ter e não no que eu não poderia”.

“Eu decidi que se Anna pudesse usar apenas lã, então eu escolheria o pijama de lã mais bonito que eu encontrasse, e eu combinaria com o chapéu dela todos os dias”, escreveu. ” A medida que o tempo passou, a pele de Anna derramou as camadas extras, e eu fiquei mais confiante em cuidar dela. Minha irmã e eu tentamos todo tipo de loção e óleo. Para sua cabeça, trabalhei por horas para remover a pele extra. Eu estabeleci pequenos objetivos, e cada vez que eu chegava a um, eu comemorava em grande escala ”.

Jenni percebeu que quando você tem um filho com algum tipo de deficiência, pequenos momentos trazem grandes alegrias. Ela disse que a percebeu que quando ela colocava restrições sobre o que ela era capaz, isso se tornava o que ela realizaria, “eu decidi definir o nível mais alto. Eu lembro do primeiro dia em que ela usava jeans – eu estava muito empolgada para colocar diferentes tecidos em sua pele. Os chapéus se transformavam em tiaras quando eu conseguia fazer o cabelo dela crescer novamente. Pequenos passos pareciam saltos gigantescos e eu decidi que queria compartilhar Anna com o mundo.”

Hoje em dia, a mãe assume que ainda tem momentos difíceis. “Eu ainda saio e vejo garotinhas correndo e brincando e pensando em Anna no calor e como ela não pode de fazer tudo isso. Eu ainda tenho esses momentos que eu sinto como se tivesse levado um soco no estômago, quando eu vejo bebês recém-nascidos no hospital, por exemplo. Cada vez, eu apenas paro e escolho me concentrar no que ela pode fazer e o que eu posso mudar. ”

Ela relembra sempre que todo trabalho se torna simples, quando ela pensa na filha.  “A cada nova realização, o mundo celebra comigo. Anna me ensina todos os dias a focar tudo dos positivos, e o resto apenas se encaixa “.

Jenni admitiu que uma única vez se culpou pela condição de Anna. “Eu pensei que era a consequência da minha ganância. Eu a queria tanto ela, apesar do meu mundo já ser perfeito. Hoje, eu entendo que eu sou a mãe dela por causa do amor que eu já carregava no meu coração. Anna foi feita para mim e eu para ela, e juntas mostraremos ao mundo o que é a verdadeira beleza.”

Leia também:

Conheça a história por trás dessa foto de uma mãe com doença rara 

Bebê é diagnosticada com doença rara e é salva antes de nascer 

Conheça a história por trás dessa foto de uma mãe com doença rara 


Palavras-chave
Bebê Família Criança Gravidez Culpa Não Mãe

Leia também

Família

Quem são os filhos de Madonna que participaram do show memorável no Rio de Janeiro?

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Família

Maira Cardi muda de opinião sobre fala de Pastor que diz que beijou a filha na boca

Família

Kayky Brito toma atitude contra Bruno de Luca 8 meses após acidente

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

Família

Motorista da Porsche que matou motorista de aplicativo é preso por desembargador

Família

Filhos de Madonna pretendem interditar a cantora por ‘agir como se ainda tivesse 20 anos’