Criança

Mãe de bebê que nasceu com ‘pé duplicado’ desabafa sobre condição rara da filha: “Fiquei assustada”

Reprodução/G1

Publicado em 30/08/2023, às 08h58 - Atualizado às 09h06 por Ketlyn Ribeiro


Compartilhe:


A menina tem 8 dedos no pé esquerdo (Foto: Reprodução/G1)

A bebê Vitoria Costa de Jesus, de apenas 11 meses, nasceu com oito dedos no pé esquerdo, além de uma deformidade que deixa o pé torto, parecendo uma duplicação. Priscila Costa de Jesus, a mãe da criança, conta que por conta da condição, a menina não consegue andar nem ficar de pé por muito tempo, pois sente dor.

Em entrevista ao G1, a mãe contou que teve uma gestação saudável e só descobriu que a filha tinha essa condição após o nascimento. “Eu não sabia que ela nasceria assim. Quando eu vi fiquei assustada, pensei que ela tinha quebrado o pé na hora do parto”, disse.

A condição só foi descoberta após o nascimento dela (Foto: Reprodução/G1)

A família morava em Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá, e teve que se mudar para a capital para que a bebê pudesse realizar o tratamento. “Tem três meses que estou aqui [em Cuiabá] e, no momento, estamos tentando conseguir uma botinha especial para ela e uma cirurgia, porque ela não consegue andar. Larguei tudo em Rondonópolis para vir a Cuiabá, e não saber se ela vai conseguir se locomover é muito difícil”, conta.

A criança não consegue andar por conta da dor (Foto: Reprodução/G1)

Priscila trabalha vendendo doces, mas desde que se mudou não conseguiu trabalhar. Hoje ela conta com a ajuda de internautas nas redes sociais para arrecadar doações e custear o tratamento da filha. “Meus clientes são todos de Rondonópolis e como estou há pouco tempo em Cuiabá, não consegui muitos clientes manter uma renda. Até cheguei de passar necessidade. Estou sozinha com as meninas, não tenho ninguém aqui além delas”.

Segundo o médico pediatra e geneticista, Marcial Francis Galera, afirmou ao G1 que o caso é tão raro que só acomete um a cada dois milhões de pessoas nascidas vivas. Ele também explicou porque uma cirurgia é tão importante nesses casos. “A cirurgia é feita justamente para consertar a pisada dessa menina e melhorar a qualidade de vida dela”.


Palavras-chave
Bebê Família Saúde Criança Maternidade Mãe condição rara bebê nasce com condição rara criança com condição rara criança com oito dedos no pé criança com pé duplicado

Leia também

Família

Pressão familiar fez Endrick terminar o seu primeiro namoro

Família

Princípe William fala sobre estado de saúde de Kate Middleton e vai contra protocolo da família real

Família

Pai manda mensagem à filha antes de perder a vida ao ser levado por rio no RS: “Cuida da mãe”

Família

Leonardo chama show de Madonna de "Surub4" e acusa a cantora de sat4nismo

Família

37 perguntas divertidas para iniciar uma conversa com seu filho

Família

Neymar e Bruna Biancardi postam foto de Mavie em viagem juntos na Arábia Saudita

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer