Criança

Feijão com arroz, uma dupla que faz bem

Publicado em 15/04/2014, às 18h49 - Atualizado em 01/02/2021, às 09h46 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


Dizem que foram os portugueses que trouxeram o arroz às terras tupiniquins. Seja como for, logo ele começou um relacionamento estável com o feijão que atravessou séculos de sucesso. Mas, de uns anos para cá, a dupla perdeu terreno para o macarrão e os itens de fast food – um baque para a qualidade da alimentação que merece ser revertida na sua casa.

O Guia Alimentar do Ministério da Saúde destaca que o consumo diário de arroz e feijão auxilia a prevenção de doenças cardiovasculares, diabetes, câncer de cólon, entre outras, principalmente pelo alto teor de fibras que possuem. Do ponto de vista nutricional, o feijão completa o arroz: ele tem lisina, um aminoácido quase ausente no arroz. Em contrapartida, o arroz  possui outro aminoácido essencial, a metionina, que o feijão não tem. Quando consumidos juntos, um potencializa a capacidade de o organismo absorver os nutrientes do outro. “Isso acontece porque, separadamente, o processo de digestão de seus nutrientes  limita  a absorção. Misturados, contudo, viram quase um sistema chave e fechadura, e o resultado é uma absorção mais eficaz”, explica Rachel Vieira Machado, nutricionista do Hospital Israelita Albert Einstein.

Feche com eles!

Pesquisa realizada pelo departamento de nutrição da Danone constatou uma queda de 23% no consumo de arroz e 30% no de feijões e demais leguminosas no Brasil quando comparado às décadas de 80 e 90.

Embora as crianças continuem consumindo o arroz e feijão (77,4% consomem arroz diariamente e 66,2%, feijão), de maneira geral, a tendência é de recuo.

Já os itens de fast food tiveram um aumento de consumo que chega a 80%. “Com a correria do dia a dia, as mães que trabalham buscam praticidade nas refeições”, observa Marisa Bailer, nutricionista do Ambulatório de Nutrição do Hospital Samaritano de São Paulo. O desafio é então ser prático, sem descuidar da qualidade.

Tipos de Arroz

Arroz com tomates e legumes

Ingredientes:

Para fazer os legumes:

>1 colher (sopa) de margarina

>1 lata de legumes variados

> 2 tomates (sem pele e sem sementes) picados em cubos

> Sal a gosto

> 1 colher (sopa) de salsa picada

Modo de preparo:

Frite a cebola e o alho no óleo. Acrescente o arroz, o sal e mexa para misturar. Junte a água com os tabletes de carne dissolvidos, mexa bem, e, com a panela semitampada, espere cozinhar. Enquanto isso, ponha os legumes em um escorredor, jogue água fervente por cima e escorra bem. Leve-os então ao fogo com a margarina, o sal e a salsa. Quando o arroz estiver quase cozido, adicione a ele os tomates e os legumes. Misture levemente e deixe em fogo brando por dois minutos. Passe para uma travessa de servir e decore a gosto.

Tipos de feijão

Caldinho de feijão

ingredientes

Modo de preparo:

Refogue o bacon, a cebola e o pimentão junto com o alho no óleo até dourar. Junte todos os outros ingredientes na panela e mexa bem. Após esfriar um pouco, bata tudo no liquidificador.

Substitutos

Outras leguminosas entram bem no lugar do feijão.

Soja

A soja é rica em proteínas e uma excelente fonte de fibras e vitaminas B2

Lentillha

Tem fibras, carboidratos complexos e ácido fólico. Sugestão: sopa de lentilhas

Grão-de-bico

O grão-de-bico é rico em fibras alimentares e é fonte de proteínas e ferro


Palavras-chave
Alimentação

Leia também

Preço baixo

Oferta Relâmpago: desconto de 48% no Galaxy Watch6 da Samsung

Gravidez

Eliezer e Viih Tube anunciam gravidez do segundo filho

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Família

Ticiane Pinheiro mostra Rafa Justus e ela prontas para festa de 15 anos

Família

Mãe de Isabella Nardoni fala sobre divulgação do rosto dos filhos pela primeira vez

Família

Ex-namorada de Anderson, do Molejo, fala sobre morte do cantor: "Arrasada"

Família

Segundo filho de Viih Tube deve nascer no fim do ano: saiba o signo e principais características

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha