Criança

Estudo mostra que filhos de pais mais velhos têm menos problemas de comportamento

Reprodução / GettyImages

Publicado em 02/08/2019, às 07h50 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


(Foto: Reprodução / GettyImages)

Sabemos que cada ano que passa, os casais estão escolhendo ter filhos mais tarde do que o comum. Porém, um estudo holandês relacionou essa prática aos problemas de comportamento e na saúde mental que as crianças de pais mais jovens podem ter, como agressividade e ansiedade.

A pesquisa foi feita com pais dos 36 países participantes da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, analisou que filhos de casais mais jovens apresentavam ansiedade, depressão e até um comportamento agressivo a partir dos 10 anos de idade. Comparando essa situação com os filhos de pais mais velhos, os investigadores descobriram que essas crianças são menos agressivas e ansiosas.

Porém, também foi descoberto que a idade dos pais, isolada, não é um fator que causa o comportamento. Segundo Marielle Zondervan-Zwinjenburg, pesquisadora da Universidade de Utrecht, na Holanda, é possível que a agressividade e outros problemas estejam ligados a transtornos como autismo. “As evidências apontam para uma associação entre a idade dos pais e os transtornos do espectro do autismo e esquizofrenia, por isso queríamos saber se há uma associação na população geral entre a idade dos pais e problemas comuns de comportamento nas crianças, além dos diagnósticos clínicos”, disse Marielle.

O estudo foi feito com base no comportamento de 32 mil crianças holandesas ente 10 e 12 anos de idade, que fizeram parte de quatro análises (Geração R, Registro de Gêmeos da Holanda, Pesquisa sobre Desenvolvimento de Adolescentes e Relacionamentos e Pesquisa de Vidas Individuais de Adolescentes Rastreadores).

Na primeira pesquisa, as mães que fizeram parte do estudo tinham entre 16 e 46 anos e os pais entre 17 a 68 anos. No segundo, as mães possuíam entre 17 a 47 anos e os pais escolhidos tinham de 18 até 63 anos. Nas duas últimas etapas, a idade mínima dos pais era 16 anos e a máxima era 52. Após as análises finalizadas, os investigadores confirmaram a hipótese de que pais mais novos tinham filhos com menos problemas de comportamento agressivo.

Dorret Boomsma, professor de psicologia biológica da Universidade Livre de Amsterdã, na Holanda, disse que boa educação dos pais mais velhos pode ser um fator para que os filhos sejam menos agressivos. possível que algumas das razões pelas quais os pais mais velhos tenham filhos com menos problemas como agressão sejam os pais mais velhos terem mais recursos e níveis mais altos de educação”, explicou Boomsma.

Leia também:

Texto defende que uma irmã mais velha é a melhor coisa que você pode ter na vida: “Elas são heroínas”

Mãe amamenta a filha mais velha durante trabalho de parto e as fotos são de cair o queixo

Como assim? Mulher se torna a mãe mais velha do mundo ao dar à luz aos 72 anos


Palavras-chave
Família Notícias Criança Mãe

Leia também

Família

Kayky Brito toma atitude contra Bruno de Luca 8 meses após acidente

Família

Filhos de Madonna pretendem interditar a cantora por ‘agir como se ainda tivesse 20 anos’

Família

Filha de Madonna aparece em foto extremamente rara ao lado do pai

Família

Bebê morre após mãe cometer erro comum ao trocar a fralda da filha: “Foi um acidente”

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Família

Thais Fersoza mostra como seu corpo ficou após duas gestações: “Essa é a realidade”

Família

Madonna revela regras de convivência que impõe para os seis filhos na casa

Família

Motorista da Porsche que matou motorista de aplicativo é preso por desembargador