Criança

Estudo mostra porque mais da metade dos pais não se sente preparado para adotar uma criança

Lista de crianças para adoção só cresce (foto: Getty)

Publicado em 13/05/2019, às 13h42 por Samirah Fakhouri


Compartilhe:


Lista de crianças para adoção só cresce (foto: Getty)

Uma pesquisa da Foster Care Associates revela uma carência de pais para na fila de adoção, com um déficit de 7.600 lares adotivos no Reino Unido – um recorde de meninos e meninas para serem adotados. Depois de ouvir 2 mil pais, os pesquisadores chegaram a conclusão que seis em cada 10 não se sentem suficientemente qualificados para considerar adotar um filho.

Entre os motivos para esses pais se sentirem desqualificados está o dinheiro, o espaço limitado e os problemas ou comportamentos que uma criança pode ter. Mais da metade dos pais teme que um filho adotivo possa ser uma má influência sobre seus próprios filhos ou que seu filho biológico possa ter ciúmes do adotivo.

Um terço dos entrevistados afirma que sua casa atual não é grande o suficiente – mas 15% dizem que estariam mais abertos à ideia caso conseguisse mudar para uma casa maior. Enquanto 59% não consideram uma adoção pelo fato de não saberem quais problemas físicos ou emocionais a criança pode trazer consigo e dois terços dos pais não acham que seriam capazes de lidar ou se comprometer com um filho adotivo que tivesse um problema mental ou físico.

“As pessoas se concentram nos aspectos negativos do acolhimento – e há muitos impactos extremamente positivos que não são ouvidos. Fornecer um ambiente estimulante para uma criança vulnerável pode ser um dos atos mais recompensadores e altruístas que uma pessoa ou família pode fazer”, disse Roy Murray, diretor da Foster Care Associates, ao The Sun.

No lado positivo, três quartos dos pais concordaram que teriam tempo suficiente para se dedicar a outra criança, e 63% acham que eles se tornariam muito apegados à criança e não queriam que eles deixassem a casa da família quando chegasse a hora – embora o acolhimento de longa duração seja uma opção.

“Estamos constantemente fazendo campanha para aumentar o número de cuidadores adotivos, já que o déficit nacional é significativo. Atualmente, existem milhares de crianças sem um lugar seguro para viver e, o que é mais importante, existem pessoas que podem oferecer um lar, amor e segurança a essas crianças e jovens. Para aliviar alguns dos medos citados nesta pesquisa, fornecemos a todos os nossos cuidadores um treinamento substancial em profundidade, juntamente com suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana”, incentivou o diretor da Foster Care Associates.

Leia também: 

Relato de adoção: “Ele sempre foi nosso filho, só demoramos para nos encontrar” 

História de adoção: “Não nasceu de nós, mas nasceu para nós” 

Casal decide aceitar criança mais velha e processo de adoção dura muito menos que o esperado 


Palavras-chave
Bebê Comportamento Família Criança Aconteceu comigo

Leia também

Família

Pai de Henry Borel compartilha vídeo da filha indo para casa: "Novo começo"

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Família

Jogador diz que foi amante de Viviane Araújo enquanto ela era casada com Belo: "A coitadinha"

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

Gravidez

"Fui demitida no dia que voltei da licença-maternidade depois de 5 minutos"

Família

Modelo que estaria grávida de Neymar mostra ultrassom da filha pela primeira vez

Bebês

Bebê de 1 ano come fast food todos os dias e bebe seis latas de Coca-Cola: "É difícil dizer não"