Criança

E se eu for chamado na escola?

Publicado em 25/08/2014, às 10h39 - Atualizado em 22/06/2015, às 11h01 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


Ser chamado para conversar com os professores ou diretores na escola do seu filho porque ele andou aprontando não é nada legal, para os dois lados. Muitas vezes a gente é pego no susto!

Alguns pais não conhecem o dia a dia dos filhos e interpretam o episódio como uma desobediência, aplicando castigos e punições sem conhecer a causa do problema. Normalmente, tem uma causa por trás, sim. E conversar com a escola é só a primeira etapa da investigação: depois, vale bater um bom papo com a própria criança.

“A escola solicita uma reunião com os pais com o objetivo de estabelecer uma parceria. Esse é um momento privilegiado para compreender juntos, a escola e a família, o que está acontecendo com a criança e também para definirem um plano para mudar esse quadro”, conta Teresa Bonilha, orientadora educacional da educação infantil do colégio Porto Seguro.  

Como a escola pode ajudar?

Os professores devem acompanhar de perto o aluno que apresentar esse tipo de problema, e procurar diferentes estratégias para envolver a criança dentro do ambiente escolar de maneira saudável. “Os objetivos são descobrir seus conhecimentos prévios e utilizar isso a favor da sua aprendizagem, e incentivar os vínculos do aluno com seus professores para que ele confie nos profissionais da escola e sinta-se seguro para se colocar e conversar”, explica Teresa.

Veja algumas dicas que você pode colocar em prática dentro de casa:

Conversar, sempre! – Manter uma relação aberta e de confiança, para que a criança fique à vontade para conversar e contar o que acontece no seu dia a dia.

Estudo supervisionado – Crie uma rotina diária destinada aos estudos. Sempre que puder, acompanhe esse momento de perto e ofereça ajuda, se seu filho tiver alguma dificuldade. Esse acompanhamento serve para ver quais sãos os pontos fracos e, eventualmente, descobrir o que tira a atenção do seu filho.

Abrir os horizontes – O mais importante de todos: incentivá-lo durante as tarefas a procurar novas áreas de interesse. Muitas vezes, o aluno só está desestimulado com a escola e o método de ensino. Vale a pena fica de olho nesses fatores.



Palavras-chave
Educação

Leia também

Família

Ex-namorada de Anderson, do Molejo, fala sobre morte do cantor: "Arrasada"

Bebês

Viviane Araújo mostra o irmão do filho, Joaquim, e se declara: “Muito amor”

Família

Rafa Justus mostra em vídeo resultado da rinoplastia feita aos 14 anos

Notícias

Virginia é criticada por roupa usada em festa de Neymar: “Desrespeitoso com a própria família”

Bebês

Nomes bíblicos femininos: veja a lista com opções lindas e fortes para meninas

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha