Criança

De olhos e boca bem abertos

Publicado em 02/06/2011, às 08h34 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


Conheça alguns mitos e verdades da saúde bucal e veja algumas dicas para ajudar seu filho a entender a importância da escovação

Por Marianna Perri, filha de Rita e José

Muitas vezes, escovamos os dentes no automático. Escova, pasta, fio-dental, enxágüe e pronto. E, na hora de ensinarmos os pequenos como fazer a higiene bucal, acabamos passando instruções erradas, que podem prejudicar os dentes, gengivas e até causar doenças mais graves.

A escovação correta deve ser feita com a escova inclinada, para que a “junção” dos dentes com a gengiva seja limpa. Esta é a região que mais acumula resíduos e que deve receber atenção especial.

A técnica de escovação mais aceita entre os dentistas é a de Bass, com movimentos de varrer o chão, passando a escova de cima para baixo, e não com movimentos laterais.

Também pode ser divertido
Os pequenos devem ser estimulados desde cedo a escovar os dentes corretamente.

A hora de escovar os dentes também deve ser encarada como uma brincadeira para as crianças. Acompanhar os pequenos no banheiro e fazer jogos é importante para que ele se distraia e transforme aquele momento em um hábito.

Por isso, não se incomode se seu filho começar a morder as cerdas da escova ou brincar com a pasta de dentes. É importante que ele conheça os objetos e saiba que eles vão fazer parte da vida dele.

Sem drama: veja aqui 4 dicas para estimular os pequenos a escovar os dentes

Muitas vezes esquecidas, a língua e a gengiva também precisam ser higienizadas. A gengiva pode ser limpa com a escova de dentes, desde que ela tenha cerdas super macias. Para a língua, existem limpadores específicos, que devem ser usados pela manhã.

Fases

A alimentação interfere muito na saúde nos dentes e gengiva. Por isso, os pais devem seguir o plano alimentar indicado para cada idade e se preocupar os com dentes dos pequenos deste cedo.

Até os seis meses de idade, os bebês só devem ingerir o leite materno. Apesar disso, os pais devem se preocupar com as bactérias que possam se alojar na cavidade bucal, prejudicando os dentes de leite.

Os alimentos sólidos devem ser introduzidos aos poucos nas refeições das crianças. As frutas têm papel fundamental na higiene bucal, já que são considerados alimentos detergentes.

Dê um tempo

Não é necessário sair correndo para escovar os dentes logo após as refeições. A saliva leva, no mínimo, 30 minutos para agir e neutralizar o Ph dos alimentos e bebidas, coisa que a escovação não faz.

Quando os pequenos ingerirem bebidas como refrigerantes e suco de laranja espere um pouco mais: como são muito ácidos, a saliva pode levar mais tempo para fazer seu trabalho. A acidez pode causar perda da estrutura dental, caso não seja neutralizada.

Consultoria: Hugo Lewgoy, pai de Hugo e Giulia, Mestre e Doutor pela USP e Professor de Odontologia da Uniban
Flávio Luposeli, filho de Edme e Carmen , cirurgião dentista


Palavras-chave

Leia também

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"

Família

Pai de Henry Borel compartilha vídeo da filha indo para casa: "Novo começo"

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Família

Mãe de Isabella Nardoni fala sobre divulgação do rosto dos filhos pela primeira vez

Família

Luana Piovani se irrita após ter água cortada e não poder pagar compras no mercado: "Não consigo"

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

Família

Ticiane Pinheiro mostra Rafa Justus e ela prontas para festa de 15 anos

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais