Criança

Cuidado com o ouvido

Publicado em 16/09/2012, às 21h00 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


17/09/2012

Parece precipitado, mas os cuidados com a saúde do sistema auditivo na infância devem ter início ainda na barriga da mãe. Em primeiro lugar, é importante se proteger contra doenças que podem afetar a audição do feto como rubéola e meningite e evitar remédios nocivos ao ouvido.Após o nascimento, é preciso fazer o Teste de Otoemissões Acústicas Evocadas, conhecido como “Teste da Orelhinha”, para avaliar a capacidade auditiva do recém-nascido por meio de emissões de sons e de sensores eletrônicos.


Já para estimular o desenvolvimento da linguagem, é importante conversar com o bebê, cantar e dizer os nomes de objetos, para instigar a comunicação e incentivá-lo a usar a língua e os lábios.  
Além disso, é importante evitar que as crianças fiquem expostas a sons altos ou ambientes com muita poluição sonora, como estádios de futebol e eventos automobilísticos.Como o canal auditivo dos bebês é menor, o som entra com maior pressão no ouvido, aumentando o risco de lesões e ruídos que podem comprometer o desenvolvimento da linguagem.

Em casa e no carro, sempre mantenha a televisão e o rádio em volumes agradáveis e evite aparelhos barulhentos como liquidificador e aspirador de pó perto da criança.

Consultoria: Rita de Cássia Cassou Guimarães é otorrinolaringologista, otoneurologista e autora do blog http://canaldoouvido.blogspot.com
 


Palavras-chave

Leia também

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"

Família

Luana Piovani se irrita após ter água cortada e não poder pagar compras no mercado: "Não consigo"

Família

Pai de Henry Borel compartilha vídeo da filha indo para casa: "Novo começo"

Família

Nome de suposto 3º filho de Neymar é revelado: "Agora sim um bonito"

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Família

Ticiane Pinheiro mostra Rafa Justus e ela prontas para festa de 15 anos

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer