Criança

Crianças que convivem com fumantes consomem 4 cigarros por dia: veja os riscos do fumo passivo

reprodução / Getty Images

Publicado em 23/08/2022, às 07h30 - Atualizado em 29/08/2022, às 14h59 por Cecilia Malavolta


Compartilhe:


Mais de um bilhão de fumantes no mundo em 2019. Os dados, que foram publicados pela revista científica The Lancet, mostra um cenário pré-pandêmico em que os pesquisadores analisaram a população de mais de 204 países diferentes ao redor do globo. Dito isso, fica a questão: quem são as pessoas que estão do lado desse bilhão de tabagistas?

Agosto é o mês de prevenção ao câncer de pulmão e levanta um alerta. O hábito de fumar não se limita a pessoas que não convivem com crianças – muitos delas, inclusive, convivem com uma ou várias delas dentro de casa. Fumar onde se mora com a família é algo comum para vários lares. E, embora o risco que o tabagismo traz para a saúde do fumante seja claro, é necessário lembrar que quem convive com essa fumaça também sofre – principalmente bebês e crianças.

O bebê é exposto na fumaça do cigarro ainda no útero (Foto: reprodução / Getty Images)

Quem é fumante passivo tem de lidar com diversos efeitos causados pela fumaça do cigarro. De imediato, tosse, dor de cabeça, irritação nos olhos, sintomas nasais e aumento de infecções respiratórios são os primeiros sintomas que quem convive com pessoas que fumam passam a ter. Quando falamos de bebês e crianças que são fumantes passivas, o buraco é mais embaixo: “Eles chegam a consumir o equivalente a 4 cigarros por dia e têm um risco 30% maior de desenvolver câncer de pulmão do que alguém não exposto à fumaça”, conta o Dr. Eduardo Rosset, pediatra e pneumologista, pai de Sophia e Carolina. 

Em bebês que convivem com fumantes há um risco cinco vezes maior de sofrerem com a Síndrome da Morte Súbita Infantil. Até um ano de idade, também existem maiores chances de desenvolverem doenças pulmonares – isso proporcional ao número de fumantes com quem ele convive. Crianças fumantes passivas têm mais quadros de resfriados e infecções de ouvido, além de correrem mais riscos de desenvolverem doenças respiratórias como pneumonia, bronquites e intensificação da asma.

“A fumaça do cigarro também provoca a toxicidade nas pessoas que estão ao redor, que a gente chama de fumantes passivos. E sim, a gente calcula o risco dependendo da exposição, então, o número de cigarros consumidos por ano. Obviamente o fumante passivo ele está exposto a uma quantidade de substâncias menores do que quem fuma, mas sim, o fumante passivo também tem um aumento do risco do desenvolvimento de câncer”, ressalta a Dra. Mariana Laloni, oncologista do Grupo Oncoclínicas.

Vote na Pais&Filhos para o Troféu Mulher Imprensa!

Andressa Simonini, editora-executiva da Pais&Filhos, está concorrendo ao prêmio da categoria Pertencimento e Inovação da 16ª edição do Troféu Mulher Imprensa! Para votar, é muito simples: CLIQUE AQUI e aperte o botão ao lado da foto da Andressa para que ele fique azul. Em seguida, preencha o campo com seus dados e vá até seu email: será preciso confirmar o seu voto clicando em um link. Depois disso, sucesso! Seu voto já foi contabilizado. Obrigada!

Andressa Simonini, editora-executiva da Pais&Filhos está concorrendo ao Troféu Mulher Imprensa (Foto: Divulgação/Pais&Filhos)

A fumaça de cigarro eletrônico pode fazer mal para a criança?

“Mesmo que o vapor passivo não seja considerado prejudicial para os outros, as preocupações com a família, os amigos e todas as outras pessoas devem ser respeitadas. Mas, se uma criança ou um adulto da casa tiver asma, o ideal é evitar o vapor passivo, já que sabemos que o propilenoglicol e alguns aromas podem irritar as vias aéreas”, explica o pneumologista pediátrico.


Palavras-chave
Bebê Família Saúde Criança

Leia também

Família

Sabrina Sato é criticada por levar Zoe à viagem com Nicolas Prattes: "A cara dela diz tudo"

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Bebês

Mavie usa maiô de grife em passeio à praia com Neymar: "O preço é maior que meu salário"

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"

Bebês

Viviane Araújo mostra o irmão do filho, Joaquim, e se declara: “Muito amor”

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar