Criança

Como falar com crianças sobre peso e saúde

Publicado em 23/09/2013, às 18h09 - Atualizado em 26/10/2021, às 07h52 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


Para muitas crianças, voltar para a escola traz vários sentimentos – tanto bons quanto ruins. Além de se saírem bem com os livros e na participação em sala e nas recreações, muitas crianças têm outras preocupações na cabeça, especialmente aquelas que estão acima do peso ou obesas. De acordo com um estudo do Centro de Política Alimentar e de Obesidade da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, os bullyings sofridos na escola por causa do sobrepeso somam 40% dos casos entre crianças e adolescentes. Em 2013, um estudo sobre discriminação e bullying relacionados ao peso revelou que jovens obesos ou sobrepeso são frequentemente vitimizados, motivo de piada e bullying por pessoas de sua idade. Estes comportamentos podem gerar depressão, ansiedade, baixa autoestima, insatisfação com o corpo, perda na eficiência nos estudos, entre outras coisas.

Com a maior discussão sobre o tema “saúde” na sociedade, pais e crianças estão mais expostos às questões e problemas relacionados à obesidade – e muitos deles não possuem respostas intuitivas.

Para ajudar pais a se sentir mais confortáveis com suas crianças ao abordar as preocupações relacionadas ao peso e à saúde, um guia para pesquisa chamada Weigh In: Talking to Your Children About Weight and Health (Pesagem: falando com seus filhos sobre peso e saúde, tradução livre) foi criada. O guia está disponível (somente em inglês) no site e dá ferramentas aos pais de Estratégias para Prevenir a Acabar com a Obesidade (Strategies to Overcome and Prevent Obesity Alliance), um estudo publicado em colaboração de consumidores, fornecedores, governo, laboratórios, empresas, seguradoras de saúde e organizações da qualidade de cuidados que combatem a obesidade. Especialistas mostram a pais respostas sobre a saúde de crianças entre 7 e 11 anos, como o esclarecimento do que é o índice de massa corpórea (IMC), como lidar com o bullying sofrido pelos filhos na escola, ou por que as pessoas numa mesma família podem possuir estruturas de corpos diferentes etc.

Escolher uma alimentação e hábitos saudáveis, falar sobre aparência de uma forma positiva (ao invés de tratar isso como um julgamento), focar em aspectos diferentes à aparência e mostrar às crianças as tantas coisas boas que podem comer e fazer para se sentirem bem e ativas – atividades que as façam melhorar o desempenho na escola e nos esportes – podem ajudar as crianças a se sentir melhor com seus corpos. Claro que é um grande desafio ensiná-las a esquecer ou ignorar coisas que os machuca e chateia. Mas, se os pais e aqueles que trabalham com crianças se unem para apoiar e, ao mesmo tempo, iluminá-las sobre como cuidar, pensar, e se defender, isto irá nos ajudar criar a geração menos preconceituosa que aceita a diferença.

Nenhuma criança deveria sofrer bullying por qualquer motivo que seja – muito menos por seu tamanho, peso e medida. Mas, enquanto pais, educadores e especialistas da saúde não puderem evitar que as crianças continuem sendo intimidadas por motivos como estes, as ferramentas e dicas dadas são válidas para ajudar a desenvolvermos as ferramentas e confiança para melhor lidar com situações adversas junto com nossos filhos. Nós podemos ajudá-los a se aceitar e viver melhor com seu tamanho e peso. Qualquer que seja ele.


Palavras-chave
Saúde

Leia também

Família

Filha de Madonna aparece em foto extremamente rara ao lado do pai

Família

Filhos de Madonna pretendem interditar a cantora por ‘agir como se ainda tivesse 20 anos’

Família

Kayky Brito toma atitude contra Bruno de Luca 8 meses após acidente

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Família

Madonna revela regras de convivência que impõe para os seis filhos na casa

Família

Thais Fersoza mostra como seu corpo ficou após duas gestações: “Essa é a realidade”

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar