Publicado em 18/07/2014, às 16h40 - Atualizado em 16/06/2015, às 15h26 por Redação Pais&Filhos
Aquele enjoo que crianças e adultos sentem quando viajam tem nome: cinetose. Isso mesmo. Ele é causado pelos solavancos, acelerações, desacelerações e movimentações rítmicas ou bruscas que acontecem durante a viagem. O que acontece é que o líquido do labirinto, órgão responsável pelo equilíbrio, funciona como um pêndulo e tem dificuldade para se “posicionar” diante de tantas alterações de movimento.
Diante disso, e já sabendo que seu filho pode passar mal, fizemos uma lista de recomendações para você ter uma viagem tranquila:
Não dê alimentos muitos pesados e gordurosos para as crianças antes de entrar no carro. Se possível, faça uma refeição leve e tenha um intervalo de 1 hora antes de partir;
Sempre mantenha a cabeça em 90°, ou seja, olhando para a frente. Para isso, é bom que os pais sempre escolham para as crianças lugares no veículo onde a amplitude do movimento seja menor, como o banco do meio do carro (se ela já não precisar de cadeirinha) ou as partes centrais – no avião ou navio – ao invés das pontas;
Evite ficar jogando em aparelhos eletrônicos, lendo livro ou revistas;
Abrir as janelas para ventilar ajuda na oxigenação;
Fazer algumas paradas para a criança dar uma pequena caminhada ajuda também;
Se dormir, é melhor. E, se possível, fazer viagens noturnas, pois é um horário que a criança não se alimenta, fica mais quieta e o sono ajuda.
Medicação
“Se a viagem é longa e se já tem consciência de que a criança pode passar mal, a gente orienta o uso da medicação, normalmente o dimenidrinato, para inibir os sintomas da cinetose”, explica a pediatra Wylma Hossaka, do Hospital Beneficência Portuguesa. O remédio tem como efeito colateral a sonolência. Por isso, se você está indo para algum evento em que a criança precisa estar acordada, esse não é o melhor caminho.
Passou mal, e agora?
Se nada resolveu e seu filho passou mal durante a viagem, a primeira coisa a fazer é parar o carro e dar assistência à criança. “É bom sempre levar um tipo de reidratante e água para a reposição de sais minerais perdidos com o vômito”, orienta a especialista.
Consultoria: Dra. Wylma Hossaka, pediatra do Hospital Beneficência Portuguesa.
Família
Fabiula Nascimento anuncia mudança em 'status de relacionamento': "O amor e o respeito continuam"
Família
Frente fria após período de intenso calor em setembro já tem data para chegar
Gravidez
Paolla Oliveira fala sobre gravidez e decisão de filhos aos 41 anos: "É libertador"
Família
Silvio Santos tinha 5 irmãos: saiba quem são eles e o que fazem atualmente
Família
Sandra Annenberg rebate críticas ao apoiar sexualidade da filha com Ernesto Paglia
Família
Nova frente fria em meio a período intenso de calor já tem data para chegar
Família
Datas de nascimento que estão ligadas ao dom da inteligência
Família
Nanda Costa desabafa aos prantos sobre situação vivida com as filhas: "Queria dividir"