Criança

Adolescente salva menina de 2 anos que caiu de janela e vira herói na Turquia; Assista o vídeo!

Reprodução Gulf Today

Publicado em 27/06/2019, às 11h03 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


Fawzi Zabaat posa com Doha Muhammed (Foto: Reprodução Gulf Today)

Um vídeo viral tornou um adolescente normal em herói! Isso porque ele salvou uma menina que despencou de uma janela do segundo andar em Istambul, na Turquia.

No momento da queda, Fawzi Zabaat, um menino argelino de 17 anos, estava andando no distrito operário de Fatih quando viu a menina síria Doha Muhammed, de dois anos, brincando perto da janela aberta de seu apartamento.

No vídeo divulgado nesta semana, Fawzi tenta alertar as pessoas ao redor, antes de esperar na calçada para pegá-la.

O adolescente não sentiu-se como herói e deu uma entrevista para a agência de notícia Dogan. “Eu estava apenas andando na rua quando vi a menina na janela. Ela caiu e, graças a Deus, eu a peguei antes que ela caísse no chão”, disse ele.

Saiba como deixar sua casa mais segura para as crianças

Sabia que 70 por cento dos acidentes com crianças acontecem dentro de casa? E que na maioria deles a mãe estava por perto? Aprenda como tornar sua casa mais segura para não ter que passar por esses sustos.

As redes de proteção têm prazo de validade. Isso significa que talvez aquelas redes que estão nas janelas e sacada da sua casa não sejam mais tão seguras quanto você pensa. De acordo com a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), elas devem ser trocadas a cada três anos; esse é o prazo máximo. E tem mais: o espaço entre os nós devem ter no máximo 5 centímetros. Checou?

Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil registra, por ano, mais de 30 mortes de crianças por quedas de edifícios, o que prova o quanto elas não têm noção do perigo. Gabriela Freitas, diretora executiva da ONG Criança Segura, relembrou, durante uma live, que a atenção deve ser sempre redobrada com seu filho em casa.

O quarto do bebê pronto, os brinquedos nos armários, o enxoval limpo nas gavetas. Nada parece ser mais seguro que sua casa para receber o novo morador. Mas é só ele começar a engatinhar que aparecem mil perigos, escondidos bem debaixo do nosso nariz. Quer ver? Experimente passear de quatro pela casa.

Do ponto de vista de uma criança pequena, os móveis, quinas, e pequenos desníveis tomam outra proporção. Então, arregace as mangas e passe um pente fino nesses perigos, com as dicas abaixo:

Cozinha
“Cozinha não é lugar de criança”, como diziam nossas avós, com razão, já que por lá os perigos são tantos que até chef de restaurante calejado se machuca. Segundo Alessandra Françoia, da ONG Criança Segura, é o lugar mais perigoso da casa: junta produtos químicos, água, objetos cortantes e quebráveis. Mas, não adianta trancar a porta a sete chaves. Com vigilância e alguns cuidados, dá para curtir fazer um bolo com as crianças de vez em quando:
Banheiro
Depois da cozinha e da lavanderia, não tem cômodo mais perigoso que ele. O afogamento e envenenamento são os maiores riscos por aqui. Por isso:
Piscinas
Piscina é sempre um perigo, mesmo quando seu filho já sabe nadar. Nunca deixe a criança sozinha perto da água.
Lavanderia
É a segunda colocada em periculosidade. Valem todas as dicas da cozinha quanto à produtos perigosos e armários. E ainda mais um:
Janelas
Quarto do bebê
Embora em geral seja o cômodo menos perigoso da casa, por já ser adaptado para crianças, o quarto ainda esconde alguns riscos. Fique alerta.
Grades e varandas
Escadas
Por toda a casa:
O segredo é a eterna vigilância
É sempre bom lembrar que, por mais que a casa esteja “preparada”, com os pequenos nunca dá para relaxar totalmente. “A gente adapta a casa para dar mais tempo de um adulto chegar antes de acontecer um acidente”- explica Alessandra Françoia, filha de Harry e Maria Luiza, Coordenadora Nacional da ONG Criança Segura.
Além de proteger a casa, tem que ensinar os perigos e ir dando autonomia aos poucos. Só depois dos 9 anos é que uma criança começa a desenvolver uma melhor coordenação motora e a reação ao risco. Não dá para deixá-los sozinhos em casa até completarem pelo menos 12 anos – mesmo assim em períodos curtos e monitorando por telefone. “Não há nada mais perigoso que uma criança entediada”, diz Alessandra. Ela mesma lembra que deixou sua mãe estarrecida, quando ficou sozinha em casa por “só um minutinho”: cortou seu próprio cabelo e todas as samambaias de metro da casa. “Foi sorte que aconteceu só isso, porque tinha uma tesoura solta na casa”, diz ela. Com uma casa mais segura, as travessuras têm mais chance de se transformarem em lembranças engraçadas.

Leia também: 

Páscoa: 18 dicas de segurança para curtir passeios em parques e praias com as crianças

Bebê conforto: passo a passo para instalar no carro com segurança e sem neura

Acidente em parque de diversões deixa duas crianças feridas e mulher desabafa: “Tentei puxá-lo de volta”


Palavras-chave
Notícias Criança

Leia também

Família

Ex-namorada de Anderson, do Molejo, fala sobre morte do cantor: "Arrasada"

Família

Carol Nakamura desabafa sobre decisão de filho adotivo: “Continuarei amando ele”

Família

Filha de Anderson Leonardo, do Molejo, faz homenagem: "Não me ensinou a viver sem você"

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Família

Kelly Key fala sobre sua mudança para Angola com a família: “Terra de oportunidades”

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Bebês

Nomes bíblicos femininos: veja a lista com opções lindas e fortes para meninas