Criança

6 brincadeiras de crianças que queimam calorias de adultos

Publicado em 14/11/2014, às 11h40 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


Você sente saudades da infância toda vez que vê seus filhos correndo e gastando energias brincando de pega-pega, barra-manteiga e queimada? Que tal brincar todo mundo junto? Além de passar um momento gostoso com a sua família, você também pode queimar calorias entrando na brincadeira.

Segundo a personal trainer e instrutora de pilates Mariane Herdy, filha de Irace e Marisabel as brincadeiras de criança podem queimar em média de 200 a 400 calorias, dependendo da intensidade, e podem ser feitas de duas a três vezes por semana para quem deseja emagrecer e fortalecer os laços com os filhos.

“Essas brincadeiras ajudam a desenvolver a coordenação motora, agilidade, resistência, flexibilidade, além de melhorar o condicionamento físico. Os músculos mais trabalhados são os de pernas, coxas, panturrilha e glúteo. No caso da queimada, o fortalecimento muscular também acontece nos braços”, afirma.

Depois de brincar

O ideal é que depois da brincadeira todos façam um alongamento para relaxar os músculos e finalizar a atividade. A hidratação também é fundamental para repor líquidos e sais minerais.

Fora que, com a sua vontade de participar, as crianças vão se sentir mais estimuladas a fazer brincadeiras ao ar livre, longe do videogame e da televisão. Antes de começar nesse ritmo, vá ao médico e faça um check-up para ter certeza de que a brincadeira é segura. Além disso, é importante colocar tênis para ficar mais confortável na hora de brincar.

Brincadeiras

Barra-manteiga – pais podem brincar com crianças a partir de 6 anos de idade

Benefício: Com gasto calórico moderado, a atividade ajuda a aumentar a agilidade, coordenação motora, desenvolve cooperação e explosão muscular (corrida em curta distância).

Amarelinhapais podem brincar com crianças a partir de 4 anos de idade

Benefício: A atividade desenvolve o equilíbrio, a agilidade, atenção e saltos. O exercício tem gasto calórico moderado.

Pega-pega –pais podem brincar com crianças a partir de 6 anos de idade

Benefício: Com gasto calórico alto, a brincadeira contribui para aumentar a agilidade e a velocidade. Além disso, contribui para aumentar a coordenação motora e a resistência cardiovascular.

Queimadapais podem brincar com crianças a partir de 6 anos de idade

Benefício: A atividade tem um gasto calórico elevado e contribui para aumentar a velocidade, resistência cardiovascular e força, além de também ajudar a trabalhar a atenção e a estratégia.

Bambolê –pais podem brincar com crianças a partir de 6 anos de idade

Benefício: O exercício tem um gasto calórico moderado, mas dependendo da intensidade a queima calórica pode aumentar. A atividade promove equilíbrio, coordenação motora, condicionamento físico e aumenta a noção de ritmo.

Pique-bandeira – pais podem brincar com crianças a partir de 8 anos de idade

Benefício: A atividade ajuda a desenvolver estratégia, agilidade, trabalho em equipe e condicionamento físico.


Depois de brincar

O ideal é que depois da brincadeira todos façam um alongamento para relaxar os músculos e finalizar a atividade. A hidratação também é fundamental para repor líquidos e sais minerais. Fora que, com a sua vontade de participar, as crianças vão se sentir mais estimuladas a fazer brincadeiras ao ar livre, longe do videogame e da televisão. Antes de começar nesse ritmo, vá ao médico e faça um check-up para ter certeza de que a brincadeira é segura. Além disso, é importante colocar tênis para ficar mais confortável na hora de brincar.



Palavras-chave

Leia também

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"

Família

Eliezer e Viih Tube recriam a foto que fizeram na 1ª gravidez e detalhe chama atenção

Gravidez

"Fui demitida no dia que voltei da licença-maternidade depois de 5 minutos"

Família

Roberto Justus fala sobre desgaste no relacionamento com Ana Paula Siebert: “Ela odeia”

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Família

Sophie Charlotte e Daniel Oliveira anunciam fim de casamento: "Foi uma grande viagem"

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

Família

Mãe diz que se arrependeu de adotar filha após conseguir engravidar: "Nunca senti que ela era minha"