Criança

5 formas de evitar a asma infantil

Publicado em 06/04/2015, às 19h52 - Atualizado em 07/07/2015, às 08h09 por Adriana Cury


Compartilhe:


É só mudar a temperatura que a dificuldade para respirar se manifesta nas crianças. Quem tem filho com asma sabe como esse problema pode incomodar. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), cerca de 20 milhões de pessoas são asmáticas no Brasil. Pessoas de qualquer idade podem ter a doença, mas ela é normalmente diagnosticada na infância. Por isso, nesta etapa, é necessário ter mais atenção para evitar seu desenvolvimento. Veja cinco dicas para proteger seu filho da asma:

1. Estimule atividades físicas simples

Realizar atividades físicas regularmente é importante para crianças e adultos e pode até a ajudar na melhora do quadro de asma. Porém, exercícios muito desgastantes e que exigem muito da capacidade respiratória podem piorar a situação. Em caso de dúvidas sobre algum tipo de exercício físico, consulte um médico.

2. Não fume

Além de fazer mal para a sua saúde, o cigarro prejudica seu filho. Quem é asmático não pode inalar qualquer tipo de fumaça. Portanto, deve ser evitado o contato da criança com fumantes ou com ambientes em que as pessoas fumam com frequência.

3. Livre-se da poeira

O ambiente em que a criança vive deve ser limpo com frequência. Poeira, pó e umidade estimulam o desenvolvimento da doença. Tente deixar a criança afastada de materiais que estejam guardados há muito tempo e de utensílios que acumulam sujeira, como vassouras.

4. Troque roupas de cama, cortinas e tapetes

O recomendável é que a casa de uma pessoa que tem asma não tenha tapetes e cortinas, pois estes materiais podem acumular bastante poeira. Se você não abre mão desses itens, o ideal é que eles sejam lavados semanalmente. Fique atento com as roupas de cama: devido ao acúmulo de ácaros, a dica é trocar até duas vezes por semana.

5. Evite roupas de lã

O tecido, por soltar muitos pelos, é um fator de risco para desenvolver a doença ou acelerar as crises. Dê preferência aos materiais de malha, moletom e nylon, por exemplo.

Consultoria: Dr. Cristiano Rabelo Nogueira, pneumologista



Palavras-chave
Saúde

Leia também

Família

Ex-namorada de Anderson, do Molejo, fala sobre morte do cantor: "Arrasada"

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Família

Ana Hickmann leva filho para assistir corrida de Edu Guedes e expressão dele rouba a cena

Família

Sandy e Lucas Lima falam pela 1ª vez sobre família e volta de casamento

Família

Grupo Molejo é vítima de assalto no mesmo dia da morte de Anderson Leonardo

Bebês

Nomes bíblicos femininos: veja a lista com opções lindas e fortes para meninas

Bebês

Viviane Araújo mostra o irmão do filho, Joaquim, e se declara: “Muito amor”

Família

Fabiula Nascimento anuncia mudança em 'status de relacionamento': "O amor e o respeito continuam"