Criança

3 erros que cometemos quando o dente da criança está mole

Reprodução

Publicado em 04/11/2014, às 18h49 - Atualizado em 08/02/2021, às 13h19 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


É muito comum que os dentes das crianças comecem a ficar moles a partir dos 5 até os 7 anos. Os primeiros são os incisivos inferiores, os dentes de baixo, que caem para dar espaço para os permanentes. “Alguns pais procuram o consultório desesperados porque acham que o dente precisa ser extraído por um profissional. O que eles não sabem é que  esse procedimento deve ser feito da forma natural e simples: em casa”, conta Gabriel Politano, odontopediatra da Clínica Ateliê Oral Kids, e pai de Fábio e Caio.

Só é necessário levar a criança para o dentista quando ocorre a retenção prolongada (Foto: Reprodução)

Ainda de acordo com o especialista, só é necessário levar a criança para o dentista quando ocorre a retenção prolongada, ou seja, quando o dente permanente nasce e o de leite não cai, deixando os dois tortos ou encavalados.

Enquanto o dente não cai, os pais devem prestar atenção na higienização bucal. “A escovação deve ser feita normalmente, só com mais cuidado para não machucar o dente e a gengiva”, conta ele. E lembra que, muitas vezes, os pequenos ficam incomodados com o dente mole e não conseguem escovar e nem comer por conta da dor. “Se ele estiver muito incomodado e com dor, os pais podem procurar um especialista para fazer a extração”, explica.

Enquanto o dente não cai, os pais devem prestar atenção na higienização bucal (Foto: Shutterstock)

Para o seu filho não cair em armadilhas ou pegar trauma, separamos 3 erros que pais e filhos não podem fazer quando o dente estiver para cair:

Pequeno dentista

Palito de dentes, cabo de escova, talheres…Todos esses objetos na mão das crianças se tornam verdadeiros instrumentos odontológicos! Mas antes de deixar o seu filho cutucar o dente, preste atenção na assepsia desses objetos para não causar uma infecção na gengiva e não machucar a boca.

Prender na porta, não!

Toda criança conhece ou já colocou em prática amarrar um fio dental no dente mole e prender na maçaneta da porta e bater. Além de ser um método pouco ortodoxo e muito traumático, a raiz do dente pode quebrar e provocar dor. Fora que vai deixar a criança com medo de arrancar outros dentes!

Mexe mexe com a mão

Essa tática não tem nada de errado, mas o ideal é deixar que o dente caia naturalmente. “Se esse dente estiver mole, ele vai cair enquanto a criança estiver comendo, brincando ou deitada, sem precisar fazer esforçou nenhum”, finaliza Gabriel.


Palavras-chave
Saúde Criança Dente dentista saúde bucal

Leia também

Família

Mãe busca filha gêmea perdida há 5 dias após barco virar no RS: "Só paro com você no meu colo"

Família

"Coloquei ela na mochila", pai faz resgate heroico de filha recém-nascida no RS

Família

Cavalo em Canoas: animal deve ser resgatado hoje em força-tarefa que envolve helicóptero

Família

Sandy surpreende fãs com decisão : "Eu não tenho emocional"

Família

37 perguntas divertidas para iniciar uma conversa com seu filho

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura

Família

"Tá sinistro", Davi se assusta com a situação do RS ao chegar para ajuda voluntária

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha