Publicado em 27/02/2020, às 07h02 por Nathália Martins, Filha de Sueli e Josias
Quebre seus medos do primeiro dia de aula do seu filho com estratégias de professores que também têm filhos pequenos. E mais: obtenha conselhos sobre compras de roupas de volta à escola, fazer amizades e muito mais.
As mães professoras entendem melhor de coisas desde como aliviar a ansiedade de separação no primeiro dia de aula até truques para deixar todo mundo feliz de manhã. Comece o ano letivo com esses truques e fique calma!
Se ele disser que não tem ninguém com quem brincar no recreio, sugira que ele convide alguém para brincar em vez de esperar para ser convidado. Isso geralmente é o suficiente, diz Janet Nasir, professora da segunda série, mãe de dois filhos em Rancho Cucamonga, Califórnia.
A falta de comunicação causa muito drama, então ajude seu filho a praticar as palavras para contar a um amigo quando estiver chateado, sugere Bonnie Toth, professora de pré-escola em Las Vegas. E se ele precisa pedir desculpas? Ensine seus filhos a serem específicos sobre o que sentem muito, sugere Janet.
Um símbolo para guardar em sua mochila ou alguma pelúcia em formato de coração pode ser exatamente o que seu filho precisa para superar a ansiedade de separação. “Eu disse ao meu filho: ‘Sempre que sentir minha falta, segure-o na sua mão. É como se eu estivesse te dando um abraço”, diz Meryl Schulte, professora de pré-escola em Las Vegas.
“Eu dei à minha filha um relógio como lembrete de que a buscaria em breve”, diz Maria Barker, professora de pré-escola em Mesa, Arizona. “Isso a fez se sentir adulta”.
“Antes de meus filhos começarem as aulas todos os anos, lemos um livro e fazemos biscoitos que parecem uma mão com um coração no meio”, diz Lauren Tingley, professora da primeira série.
Antes do início das aulas, reserve um dia de brincadeiras para seu filho com algumas crianças que estarão na mesma série na escola dele. Ver rostos familiares no primeiro dia acalmará o nervosismo.
Quando os filhos de Tingley se sentiram preocupados com a pré-escola, ela os lembrou da sequência de atividades para que “percebessem que não seriam deixados lá para sempre”. Ela disse a eles: “Eu vou deixar você, vão rolar brincadeiras, tempo de soneca, almoço e depois volto para te buscar”.
Os professores sabem que a repetição de um ritual diário é reconfortante para uma criança, seja um aperto de mão bobo, beijos ou fazer uma careta pela janela. “Sempre dei ao meu filho três abraços e três beijos antes de sair”, diz Schulte.
Sair sem dizer adeus é errado, mas ficar muito tempo fazendo a despedida também. “Quanto mais tempo você fica, mais difícil é”, diz Brooke Wetzel, professora de jardim de infância em Charlotte, Carolina do Norte. “Dou um grande abraço e beijo na minha filha enquanto ela chora, digo que ela vai ter um ótimo dia e depois corro”.
Quando você se reunir, em vez de “Como foi o seu dia?”, diga “Tentou fazer algo novo hoje?” ou “Me diga qual foi a parte mais legal do seu dia”, sugere Marlene Heuer, professora de pré-escola em Rochester, Nova York, e mãe de uma criança de 5 anos.
Acerte nas compras de volta às aulas comprando essas marcas das quais os professores não podem viver. Mochila JanSport: Ela vem com uma garantia vitalícia! Se a mochila do seu filho rasgar ou o zíper quebrar, envie-a de volta para que eles consertem ou te enviem uma novo.
Lápis de cera: são mais fáceis de colorir porque são menos cerosos do que outras marcas, diz Tiffany Seay, professora de jardim de infância em Phoenix. Compre extra quando estiverem à venda e armazene no meio do ano.
Roupas: a marca Target não possui etiquetas, costuras limitadas e tecido macio. “Um dos meus filhos é exigente em roupas e adora a linha”, diz Seay.
Lápis Ticonderoga: Eles apontam melhor e a ponta não se quebra tão facilmente quanto os outros tipos, diz Jenn Larson, professora em Sacramento, Califórnia.
Você não se preocupará tanto com a sujeira ou a perda delas. “Vejo quantas crianças perdem jaquetas nas nossas escolas perdidas, então sempre compro as usadas para os meus filhos”, diz Seay.
Muitos tênis infantis vêm com cadarços de poliéster redondos e elegantes que não ficam presos por muito tempo, diz Megan Mitchell, professora de primeira série em Sylvania, Ohio. Substitua-os por cadarços de algodão, vendidos na maioria das lojas de calçados.
“Elas inevitavelmente se transformam em um lenço de papel ou guardanapo e voltam para casa sujos”, diz Tingley. “Se estiver frio, seu filho pode vestir um moletom”.
Os professores preferem tênis ao invés de chinelos, crocs e sandálias porque são mais seguros para as brincadeiras. Opte por tênis de velcro.
Até que seu filho domine zíperes e botões, compre calças com elástico na cintura para que ele possa usá-la com facilidade.
Se você comprar a The Lunch Lunchbox, 15 refeições serão doadas a crianças carentes. Além disso, a lancheira – projetada por Lauren Bush Lauren – é fácil para as crianças abrirem e fecharem. Alguns alunos são tímidos demais para pedir ajuda na hora do almoço, portanto, qualquer que seja a lancheira que seu filho use, pratique em casa, diz Nasir.
Caso contrário, você provavelmente perderá a paciência enquanto seu filho mexe nos botões do casaco ou luta com os cadarços. “Em algumas manhãs, meu filho levava cinco minutos para calçar os sapatos, mas eu sabia que era importante para ele aprender a ser independente”, diz Schulte. “Em vez de apressá-lo ou fazer isso por ele, começamos a acordar cinco minutos antes”.
Toth alterna o horário de acordar dos filhos, para que ela gaste cinco minutos com cada um deles antes que os outros acordem. Enquanto se aconchegam na cama, conversam sobre o dia seguinte. “Isso fornece uma conexão logo de manhã, então começamos o dia de um jeito bom”, diz ela.
Vivian Udart, professora de pré-escola em Las Vegas, sempre deixa seus filhos descansarem por pelo menos 20 minutos antes de começar a lição de casa. “Isso ajuda o humor deles e facilita o foco”, diz ela.
Os professores dizem que se as crianças chegarem tarde em casa de vez em quando não é o fim do mundo. Além disso, uma pausa na rotina usual pode ser ótimo para toda a família.
Agora, você pode receber notícias da Pais&Filhos direto no seu WhatsApp. Para fazer parte do nosso canal CLIQUE AQUI!
Família
Ex-modelo húngara fala sobre resultado de teste de DNA com Neymar
Família
Padre Fabrício Rodrigues morre aos 29 anos após acidente com cavalo
Família
Fabiula Nascimento anuncia mudança em 'status de relacionamento': "O amor e o respeito continuam"
Família
Frente fria após período de intenso calor em setembro já tem data para chegar
Família
Casal mineiro registra bebê com nome do primeiro faraó negro do Egito após Justiça negar
Família
Silvio Santos tinha 5 irmãos: saiba quem são eles e o que fazem atualmente
Família
Datas de nascimento que estão ligadas ao dom da inteligência
Gravidez
Paolla Oliveira fala sobre gravidez e decisão de filhos aos 41 anos: "É libertador"