Criança

12 atividades divertidas e educativas para crianças de 2 anos

Getty Images

Publicado em 07/09/2020, às 08h00 - Atualizado em 17/11/2022, às 13h18 por Helena Leite


Compartilhe:


12 atividades divertidas e educativas (Foto: Getty Images)

Depois que seu filho comemorar o segundo aniversário, ele experimentará grandes mudanças intelectuais, físicas, sociais e emocionais que o ajudarão a entender o mundo. “O estágio de 2 a 3 anos é importante porque a linguagem está realmente começando a se desenvolver”, diz Robert Myers, Ph.D., psicólogo de crianças e adolescentes, fundador do Child Development Institute e professor clínico assistente de Psiquiatria e Comportamento Humano na Universidade da Califórnia, Irvine School of Medicine. “As crianças também estão começando a reconhecer que são seres independentes e estão explorando ativamente seu mundo”.

Dr. Myers acrescenta que os pais podem oferecer incentivo e apoio para que a criança domine as principais tarefas do desenvolvimento. Eles podem, por exemplo, introduzir à rotina da criança atividades de aprendizado práticas.  “Sempre envolva atividades com muita linguagem, interação e brincadeiras criativas”, acrescenta Roni Cohen Leiderman, Ph.D., reitor do Mailman Segal Center for Human Development da Nova Southeastern University e co-autor de Let’s Play and Learn Together . “O desenvolvimento infantil vem através do  relacionamento com os pais ou responsáveis”.

Com isso em mente, tente essas atividades simples de aprendizado para crianças de 2 anos em casa. Elas vão divertir seu filho enquanto ajudam no desenvolvimento dele.

1. Brinque de se vestir

Arrume uma pilha de roupas velhas e deixe seu filho brincar de se vestir. “Você também pode participar, mas é ótimo incentivar a brincadeira em grupo com duas ou três outras crianças da mesma idade”, sugere Myers.

Habilidades aprendidas: Criatividade, imaginação, habilidades de linguagem e desenvolvimento social

2. Decore um porta-lápis

Cubra uma mesa com jornal e, em seguida, junte uma caixa, cola, Glitter, pompons e lápis. Deixe seu filho usar a cola para revestir a caixa e o ajude a decorar. Ele pode encher a caixa com lápis quando secar. Da próxima vez que você for a um restaurante, pegue o porta-lápis e deixe que ele mostre sua criação. Ele ficará animado para usar sua criatividade novamente.

Habilidades aprendidas: Planejamento motor, criatividade

3. Esconder brinquedos

Esconda um brinquedo em algum lugar da casa e peça ao seu filho para encontrá-lo. Explore com ela, usando dicas como “mais quente” e “mais frio” para guiá-lo. Você também pode usar lanternas para a procura ou esconder vários objetos ao mesmo tempo.

Habilidades aprendidas: compreensão auditiva, resolução de problemas, habilidades sociais e memória

4. Crie uma caixa postal

Crie uma caixa de correio decorando uma caixa de sapatos velha ou caixa de papelão e cortando uma fenda na parte superior. Preencha com cartas para seu filho abrir. “Isso não apenas desenvolve habilidades motoras quando ela abre os envelopes e retira o que está dentro, mas como você pode usá-la para ensinar conceitos básicos ao seu filho”, diz o Dr. Leiderman. “Fale sobre as figuras, cores e letras; ajude-a a classificá-las por tamanho, forma ou cor; ou conte as peças. Você também pode mergulhar em peças criativas . ”

Habilidades aprendidas: Desenvolve uma compreensão de conceitos básicos, habilidades motoras finas

5. Imagine uma viagem

Depois que seu filho se sentar em uma toalha ou cobertor, puxe-o com cuidado pela sala. Finja que o cobertor é um trem ou um barco e que você está parando em lugares diferentes, como o zoológico, o supermercado ou um restaurante favorito. Esta atividade para crianças de 2 anos em casa também melhorará seu equilíbrio!

Habilidades aprendidas: Equilíbrio, imaginação

6. Trace seu corpo

Faça seu filho se deitar em um pedaço grande de papel e trace o contorno do corpo dele. “Como a criança ainda precisa deitar-se para ser desenhada, ela aprende o autocontrole”, diz Leiderman. “Você pode mostrar a ele onde estão os dois olhos, nariz e boca, mas se o seu filho quiser pintar tudo, tudo bem. Não imponha nada a ele, apenas deixe que ele se divirta”.

Nota: Se o seu filho não quiser ficar parado, não o force. Comece traçando apenas a mão ou o pé dele.

Habilidades aprendidas: senso de autocontrole e identificação de partes do corpo / habilidades de linguagem

7. O mestre mandou

Comece com instruções simples (“O mestre mandou tocar os dedos dos pés”). Depois passe para mais complexas (“O mestre mandou puxar a orelha esquerda e depois a orelha direita”). Você também pode incentivar seu filho a pular, correr, pegar alguma coisa e muito mais.

Habilidades aprendidas: Habilidades motoras brutas, seguindo instruções e linguagem receptiva

8. Experimente o jogo “Vá e pare”

Jogue jogos que envolvam iniciar e parar, como “luz vermelha, luz verde”. O desenvolvimento do autocontrole acabará por ajudar as crianças a negociar, comprometer e resolver conflitos sem perder a paciência, diz Leiderman.

Habilidades aprendidas: Autocontrole

9. Crie uma colagem

Recorte diferentes narizes, olhos, cabelos e outros recursos de revistas antigas e entregue-os ao seu filho. Incentive-a a fazer criaturas engraçadas ou caretas com os recursos e cole-as em um pedaço de papel. “Converse com seu filho sobre as peças e como colá-las, mas não seja muito direto com as peças”, diz o Dr. Leiderman. “Faça muitas ‘perguntas maravilhosas’, como” Eu me pergunto o que aconteceria se você soltasse as peças sem cola? ” e ‘Eu me pergunto por que a cola está ficando toda sobre a mesa?’ A infância é aprender novos fatos e aplicá-los a teorias, para ajudá-los a fazer novas teorias “.

Habilidades aprendidas: Criatividade, linguagem

10. Passe uma bola

Esta atividade, divertida para crianças de 2 anos, requer um túnel de brincadeira. De pé em extremos opostos com seu filho, reveze-se para levantar cada extremidade e rolar uma bola para frente e para trás. “Pode levar algumas tentativas e erros para que seu filho pegue o jeito, mas é uma ótima prática de planejamento motor e exige trabalho em equipe”, diz Rachel Coley, terapeuta ocupacional, autora de Simple Play: Easy Fun For Babies e fundadora do CanDoKiddo .com.

Habilidades aprendidas: Planejamento motor, entendimento de causa e efeito, trabalho em equipe

11. Cante e desenhe

Enquanto você canta uma das músicas favoritas do seu filho, faça um desenho simples do que está acontecendo nas letras e entregue a ele o papel para desenhar outra coisa mencionada na música. Por exemplo, Coley cantava “A dona aranha” para o filho, primeiro desenhando a aranha e depois fazendo-o desenhar sua versão da chuva. Vá para frente e para trás até a música terminar.

Habilidades aprendidas: habilidades linguísticas, criatividade, narrativa

12. Iniciar conversa

Entregue uma boneca ou um brinquedo de pelúcia e incentive seu filho a segurar, conversar, vestir e cuidar dele. “Converse com a boneca da mesma maneira que conversaria com uma criança e incentive-a a fazer o mesmo”, diz Myers. Além das habilidades linguísticas, esta atividade para crianças de 2 anos também ensina criatividade e imaginação.

Habilidades aprendidas: habilidades sociais, linguísticas e motoras finas, criatividade e imaginação


Palavras-chave
Família pfnoinsta Educação Criança Mãe brincadeira filha filho aprendizado

Leia também

Família

Quem são os filhos de Madonna que participaram do show memorável no Rio de Janeiro?

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Família

Maira Cardi muda de opinião sobre fala de Pastor que diz que beijou a filha na boca

Família

Kayky Brito toma atitude contra Bruno de Luca 8 meses após acidente

Família

Motorista da Porsche que matou motorista de aplicativo é preso por desembargador

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho