Publicado em 31/03/2021, às 11h56 por Gabrielle Molento, Filha de Claudia e Pedro
Elogios são ótimas formas de incentivos. Quando nos preocupamos com nossos filhos e os damos os parabéns por algo que tenham feito, eles se sentem valorizados e têm grandes melhoras em sua autoestima. Além disso, nós ajudamos a desenvolver a personalidade das crianças e, para isso, o amor deve ser um pilar básico.
No entanto, devemos saber a forma como elogiar essas crianças. A partir de certa idade, quando estão mais ‘crescidas’, elas não acreditam mais quando os pais falam que elas são as melhores. De acordo com Jennifer Henderlong Corpus, Ph.D. e professora de psicologia da Reed College, nos Estados Unidos, os filhos começam a perceber do que são capazes, e qual o seu desempenho nisso, se comparam com os seus colegas, e percebem quando os elogios dos pais parecem verdadeiros.
Roberta Bento, mãe de Taís, pedagoga, especialista em educação e neurociência cognitiva, fundadora do SOS Educação e nossa supercolunista, explica que muito além de um elogio, você deve ser autêntico quando parabeniza seu filho pelas ações, pois o cérebro é capaz de perceber que aquelas palavras são realmente especiais e significam algo para ele.
“O que o seu filho vê afeta muito mais do que ele escuta”, explica Roberta. Em vez de dizer apenas “bonito” para o desenho que ele te mostrou, abaixe e, olhando nos olhos dele, fale sobre toda a dedicação para fazer aquela produção, elogie o trabalho e parabenize. “Fazer comentários sobre as tarefas do seu filho é uma injeção de autoestima”, completa. Outro conselho que ela dá é deixá-lo participar das atividades que são geralmente deixadas para os adultos em casa. Para te ajudar nessa missão, separamos algumas maneiras que você pode elogiar o seu filho e auxiliar na construção da autoestima e da personalidade:
Tente dizer: Você melhorou muito em relação ao seu último projeto; Eu percebi que você se esforçou muito. Parabéns!; Estudar está sendo ótimo para você. A cada dia você está melhor; Eu admiro muito sua disposição de tentar melhorar. Não desista!
Experimente falar: Você deveria orgulhar-se das suas notas; Você é um ótimo companheiro de equipe; Você é um bom exemplo para seus irmãos e amigos.
Diga: Você me faz querer ser uma pessoa melhor; Obrigada por me ensinar algo novo; Estou muito contente que estejamos passando um tempo juntos.
Experimente dizer: Eu sou muito sortuda por ter um filho tão gentil; Você é um ótimo ouvinte; Você é muito confiável. Amo dividir meus segredos com você; Eu valorizo suas ideias; Você é muito honesto. Eu valorizo isso!
Demonstre falando: Eu te amo exatamente do jeito que você é; Você é único e não existe ninguém como você no mundo inteiro.
Notícias
Eliezer anuncia separação inesperada e brinca: "Cada um seguiu o seu caminho"
Família
Fernanda Lima faz revelação: “Depois de 17 anos juntos, resolvemos abrir a relação”
Criança
40 brincadeiras e atividades para o Dia das Crianças
Notícias
Esposa de Cid Moreira avisou Patrícia Poeta da morte do jornalista: "Cid está chegando ao fim"
Família
Nanda Costa desabafa aos prantos sobre situação vivida com as filhas: "Queria dividir"
Gravidez
Paolla Oliveira fala sobre gravidez e decisão de filhos aos 41 anos: "É libertador"
Notícias
Cid Moreira passou os últimos anos de vida brigado com os dois filhos
Família
Dia do Cabelo Maluco: 10 ideias diferentes para inovar no penteado do seu filho