Colunas / Conversa de Homem

A Comunicação Não Violenta vai muito além da linguagem em si

Shutterstock

Publicado em 07/08/2021, às 08h30 por Thiago Queiroz


Compartilhe:


Um dos maiores presentes que eu recebi com a paternidade foi o privilégio de conhecer a Comunicação Não Violenta (CNV), e foi um dos aprendizados que mais me transformou por dentro e por fora, nas relações que eu tenho com a minha esposa e meus filhos. Tudo através da forma de se comunicar, evitando julgamentos e nos conectando genuinamente com os nossos sentimentos e necessidades.

A comunicação não violenta é fundamental para a criação dos filhos e melhora nos relacionamentos de forma geral (Foto: Shutterstock)

A CNV foi criada por Marshall Rosenberg, psicólogo americano que reflete sobre o que nos leva a ter comportamentos violentos e, por outro lado, o que nos mantêm conectados à nossa natureza compassiva. Eu conheci a CNV logo após o nascimento do meu primeiro filho, há mais de 8 anos, e só posso dizer que ter consciência sobre a forma de falar e escutar mudou completamente a minha vida. Salvou meu casamento, inclusive.

“Toda violência é uma expressão trágica de uma necessidade não atendida”, essa é uma das frases mais marcantes do Marshall Rosenberg. Mas que necessidade seria essa? Bem, ela vem de uma estrutura que Marshall criou para a CNV, mas não se trata de uma técnica de linguagem, nem um conjunto de técnicas para comunicação. A CNV vai muito além disso, pois abrange um estado de consciência em que a compaixão floresça entre as pessoas, através da comunicação. Sendo assim, a CNV se baseia em quatro passos, que habitam num diálogo entre pessoas:

Mas por que isso seria importante para as nossas relações com nossos filhos e maridos ou esposas? Porque comunicação é a base de tudo, e nós praticamos, mesmo que inconscientemente, microviolências todos os dias na forma com que nos comunicamos.

Nós, homens, que crescemos em uma cultura de violência e continuamos propagando essa cultura em nossos atos e falas, precisamos urgentemente mergulhar nessa forma de conversar com as pessoas e conosco. Como o próprio Marshall diz: “Quando expressamos nossas necessidades, temos mais chance de vê-las satisfeitas” e esse é o ponto principal da CNV.


Palavras-chave
Educação Paternidade dia dos pais comunicação comunicação não violenta

Leia também

Família

Quem são os filhos de Madonna que participaram do show memorável no Rio de Janeiro?

Família

Maira Cardi muda de opinião sobre fala de Pastor que diz que beijou a filha na boca

Família

Filha da Madonna que ganhou nota dez de Anitta em show tem 11 anos e foi adotada

Família

Kayky Brito toma atitude contra Bruno de Luca 8 meses após acidente

Família

Maira Cardi defende pastor que relatou ter beijado a boca da filha para ser “1º homem dela"

Família

Motorista da Porsche que matou motorista de aplicativo é preso por desembargador

Família

Criança morre ao comer biscoito envenenado que foi jogado para um cachorro

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar