Colunas / Minha vida nada Down

É bem melhor viver sem diferenças

Publicado em 19/03/2015, às 21h00 por Ivelise Giarolla


Compartilhe:


A síndrome de Down (SD) é uma alteração genética produzida pela presença de um cromossomo a mais, o par 21, por isso também conhecida como trissomia 21.

A SD foi descrita em 1866 por John Langdon Down. Esta alteração genética altera o desenvolvimento, determinando algumas características físicas e cognitivas.

Não se conhece com precisão os mecanismos da disfunção que causa a SD, mas está demonstrado cientificamente que acontece igualmente em qualquer raça, sem nenhuma relação com o nível cultural, social, ambiental, econômico etc. Há uma maior probabilidade da presença de SD em relação à idade materna, isto é, mais frequente a partir dos 35 anos, quando os riscos de se gestar um bebê com SD aumenta de forma progressiva.

Embora as alterações cromossômicas da SD sejam comuns a todas as pessoas, nem todas apresentam as mesmas características, nem os mesmos traços físicos, tampouco as malformações. Uma característica comum a todas as pessoas é o déficit intelectual. Não existem graus de SD; a variação das características e personalidades entre uma pessoa e outra é a mesma que existe entre as pessoas que não tem SD.

21 de  março –  Dia Internacional da síndrome de Down, por que o dia 21?

No dia 21 de março comemora-se em todo o mundo o Dia da Síndrome de Down, data escolhida porque se escreve como 21/3 (ou 3-21), o que faz alusão à trissomia do cromossomo 21.

No Brasil estima-se que 300 mil pessoas têm a  Síndrome e que, destas, 30 mil vivam em São Paulo.

A data é comemorada desde 2006 e sua importância está no fato de reconhecer que o indivíduo com Síndrome de Down merece respeito, garantia de direitos e oportunidades de inclusão social.

Pensar as possibilidades de desenvolvimento das pessoas com Síndrome de Down é efetivar o exercício pela construção de um mundo mais justo. E uma sociedade melhor e mais justa só se constrói sem o ranço do preconceito, com a busca contínua de informação e conhecimentos que possam amenizar os processos de exclusão que se instalam em diferentes contextos sociais.

Para comemorar o dia Internacional da Síndrome de Down, uma série de eventos acontecerá no Brasil. Para maiores informações, clique aqui e acesse o site da ONG Movimento Down.


Palavras-chave

Leia também

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

Bebês

Bebê de 1 ano come fast food todos os dias e bebe seis latas de Coca-Cola: "É difícil dizer não"

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"