Colunas / Coluna

Educação é caminho para tomar consciência no combate ao racismo

iStock

Publicado em 03/07/2020, às 11h07 - Atualizado às 11h16 por Toda Família Preta Importa


Compartilhe:


** Texto por Ana Paula Bernabé, mãe de Idiana, Idiara e Ingrid

A educação plural nos leva mais longe (Foto: iStock)

Aqui passo a relatar a história de minhas filhas Idiana, Idiara e Ingrid, de como consegui educar e cuidar delas em meio a realidade de uma comunidade violenta em Macaé, município do interior fluminense, cuja escolha se deu por acreditar que nessa cidade minhas filhas teriam melhores perspectivas de futuro.

A caminhada foi dura, ainda mais para uma mulher, mãe, solteira, preta e semianalfabeta, mas sempre trabalhei muito como empregada doméstica, ambulante e operadora de caixa. Matriculei as meninas numa escola que entendi ser boa para o ensino delas e as manifestações do preconceito passaram a ocorrer, por elas estarem sempre cheirosas e limpas.

Em determinada ocasião fui perguntada pela diretora da escola a razão pela qual não colocava as meninas em uma instituição particular, já que eu trabalhava na Petrobrás. À época atuava na petroquímica como auxiliar de serviços gerais no laboratório e a remuneração era de R$ 275,00. Além disso a diretora questionou o fato das meninas levarem a merenda com muitas frutas. Para proporcionar uma alimentação balanceada a elas recorria a um amigo dono de uma criação de porcos, que me permitia pegar as sobras de frutas, legumes e verduras de sua carroça junto a mais duas amigas.

A indagação aconteceu porque a escola é voltada às crianças em situação de vulnerabilidade social. Após a situação esclarecida elas estudaram nessa escola estadual. Nas instituições, por eu ser conhecida como rainha de bateria de escola de samba e maratonista, além de desenvolver uma ação social direcionada aos moradores de rua aos sábados, o preconceito contra as meninas deu uma trégua.

Cresci com várias dúvidas e uma que me incomoda fortemente é a motivação pela qual as populações das comunidades sofrem com falta de oportunidades. Quem cresce morando nesse ambiente sabe que há possibilidade dos sonhos e a liberdade serem tirados muito cedo, muitas vezes nem chegando aos 25 anos.

Me perguntei sobre a experiência de ser mãe, pensando em uma perspectiva histórica: desde o período escravocrata às mulheres pretas foi delegada a procriação, sofremos com o abandono de nossos parceiros e acumulam-se os papéis paterno e materno em um contexto de alta criminalidade. Escolhi sobreviver, ser feliz, batalhar, ser pai e mãe.

Educar é algo complexo: compreender e passar a concepção de certo e errado às minhas descendentes se demonstrou uma tarefa desafiadora. Como trazer essa visão a um filho que brincando pela comunidade pode ser confundido com um criminoso e acertado por tiros?

Desde cedo temos de transmitir valores aos nossos filhos e aqui destaco o valor da pele preta, que apesar de maioria da população brasileira ainda não é respeitada, considerada, ouvida nos mais diversos aspectos.

Ana Paula se diz realizada pela família que construiu (Foto: Arquivo Pessoal)

Quero deixar com muito carinho uma mensagem às mães e pais e principalmente às mães solteiras e pretas que moram nas comunidades: consegui que minhas filhas tivessem uma formação e que não fossem cooptadas pela marginalidade com educação, cultura e esporte, e as incentivando independentemente da situação financeira, cor de pele ou opção religiosa e consolidei junto a elas a verdade como um princípio.

Ser mãe solteira, ser preta não é condição e, sim, uma realidade. Ensinei minhas filhas a terem senso crítico de forma semelhante a que minha mãe fez comigo. A matriarca, descendente de escravos ajudou-me a tomar consciência de quem eu era e de como poderia galgar patamares mais elevados. Com sua amizade sincera, lembrava de minhas raízes, que hoje transmito às minhas filhas bem como estimulava a pensar e formar opinião. Tenho imenso orgulho das três lindas mulheres que criei, fruto desse longo processo de diálogo e aprendizados.


Palavras-chave
Educação crianças racismo antirracista Toda Família Preta Importa

Leia também

Família

Mãe de Isabella Nardoni fala sobre divulgação do rosto dos filhos pela primeira vez

Família

Ticiane Pinheiro mostra Rafa Justus e ela prontas para festa de 15 anos

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Família

Ex-namorada de Anderson, do Molejo, fala sobre morte do cantor: "Arrasada"