Colunas / Escola

Dia das Crianças e Professores no mesmo mês: não é por acaso

Getty Images

Publicado em 02/10/2020, às 12h37 - Atualizado em 13/01/2021, às 08h58 por Taís e Roberta Bento


Compartilhe:


Um dos aprendizados que vamos levar deste ano é o quanto “professora” e “criança” são palavras que se completam. Sem dúvida, que sempre soubemos da importância que um professor tem na vida de nossos filhos. E do quanto a valorização de que tanto falamos, mas tão pouco praticamos, está para lá de atrasada por aqui. Só que este ano, o mês de outubro tem um gostinho a mais. Mesmo que celebrar o dia do Professor e comemorar o Dia da Criança tenha sido sempre um enorme prazer, há um sabor especial em 2020.

Crianças e professores, uma relação que se mostrou ainda mais essencial durante a quarentena (Foto: Getty Images)

Talvez nunca tenha sido coincidência a comemoração dessas duas datas em um mesmo mês. Quem sabe o destino já estivesse sinalizando e nós não tenhamos parado para pensar sobre isso. E agora é impossível “desenxergar” o que saltou aos nossos olhos, ouvidos e coração: as crianças e suas professoras formam uma parceria que torna a vida de cada pessoa muito melhor.

Não só a das crianças e das professoras, mas especialmente a nossa, dos pais e responsáveis. Ao contrário do que vimos com tristeza em algumas postagens, não foi um susto para os pais ficar tanto tempo com os próprios filhos.  Não é verdade que as famílias não conheciam suas crianças, tampouco que não sabem como lidar com seus próprios filhos.

A realidade é que as crianças que ficaram em casa, por tanto tempo, sem poder ir para a escola e abraçar suas professoras são outras crianças. Somos o resultado das relações que construímos, das conversas que temos, das palavras que ouvimos e do afeto que recebemos. E nenhuma relação, palavra ou afeto substitui outro.

Ficou um vazio enorme no coração e na mente das crianças quando tiveram que passar tanto tempo longe dos seus professores. Um buraco impossível de ser descrito. Uma lacuna com a medida exata da segurança, dos ensinamentos, do carinho que a professora consegue passar, e mais ninguém.

Quantas mensagens recebemos de famílias que estavam fazendo de tudo, sendo a melhor mãe, o melhor pai, a melhor cuidadora que uma criança pode ter. E ainda assim, depois de algumas semanas, surgiu o choro sem explicação e a tristeza sem precedente.

Se até mesmo para os adultos mais equilibrados, entender a mistura de sentimentos foi difícil, é de se esperar que as crianças não consigam entender, nem elas mesmas, de onde vem tanto sentimento novo e confuso. Mas nós podemos fazer uma aposta, sem a mínima chance de errar: a saudade daquela professora, a quem, teoricamente, mal tiveram tempo de se apegar, bateu forte.

Esse mês de outubro merece um verso novo na canção de Abdullah e Cacá Moraes: “Criança sem professora, sou eu, assim sem você”!


Palavras-chave
Educação dia das crianças Escola Volta às aulas coronavírus pandemia professores outubro

Leia também

Família

Quem são os filhos de Madonna que participaram do show memorável no Rio de Janeiro?

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Família

Maira Cardi muda de opinião sobre fala de Pastor que diz que beijou a filha na boca

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Família

Kayky Brito toma atitude contra Bruno de Luca 8 meses após acidente

Família

Motorista da Porsche que matou motorista de aplicativo é preso por desembargador

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho